Unidades de Saúde e escolas de Cruzeiro do Sul estão alagadas e número de abrigos aumenta

No caso das escolas, quatro estão servindo de abrigo e outras estão alagadas ou sem acesso.

Com o rio Juruá alcançando 13,77 metros em Cruzeiro do Sul nesta sexta-feira, 21, quatro abrigos já estão com 127 pessoas devido à cheia do manancial. Estão sem funcionar oito escolas, creches e Unidades Básicas de Saúde.

No caso das escolas, quatro estão servindo de abrigo e outras estão alagadas ou sem acesso. Com relação às Unidades Básicas de Saúde, José Matheus Arnaldo de Vasconcelos e Arito Rosas, no Bairro Miritizal, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém uma UBS móvel estacionada na quadra de esportes ao lado da creche Ambrozina Negreiros, no mesmo bairro onde segue com os atendimentos. De barco, as equipes percorrem as localidades alagadas onde os moradores optaram por não sair de casa.

Nos 4 abrigos as ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. “ Nós seguimos oferecendo para as famílias, o acolhimento, oferecendo também alguns itens de necessidades básicas deles, como fraldas para as crianças, kits de leite, também de comidas diferenciadas, principalmente para os bebês. Também oferecemos atividades durante o dia. Há famílias que perderam documentos e estamos providenciando. Sob a liderança do prefeito Zequinha Lima damos todo o suporte que essas famílias que necessitam nesse momento”, relata a secretária Milca Santos.

O monitoramento das áreas e a vigilância para novas retiradas segue sendo feito pela Defesa Civil Municipal, que está com as equipes de prontidão, além de equipamentos como barcos e veículos. A Sala de Situação, fornece dados meteorológicos e informações que garantem uma rápida resposta às demandas.

Estão sem funcionar

•Escola Municipal Corazita Negreiros – Bairro Cobal, que serve de abrigo.

•Unidade Básica de Saúde-UBS – José Matheus Arnaldo de Vasconcelos – Bairro Miritizal

•Escola Estadual Madre Adelgundes Becker – B. Miritizal

•Unidade Básica de Saúde -UBS – Arito Rosas – Bairro Miritizal

•Creche Padre Frederico – Bairro da Várzea

•Escola Municipal 21 de Abril – Bairro Miritizal

•Escola Municipal Rui Barbosa – Bairro Miritizal

•Creche Municipal São Francisco – Bairro Miritizal

•Escola Municipal Thaumaturgo de Azevedo – Bairro do Alumínio, usada como abrigo

•Escola Padre Marcelino Champagnat Bairro João Alves, que também serve como abrigo.

Marinha

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9o Distrito Naval, diz que a Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul intensificou as ações de fiscalização no rio Juruá. “A Marinha do Brasil vem monitorando o nível dos rios que percorrem o Estado do Acre e atua para mitigar efeitos adversos, em coordenação com demais órgãos”, cita a Marinha.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo a equipe policial, a vítima relatou à sua mãe que vinha sendo constantemente aliciada e abusada pelo vizinho.
Os vereadores apresentaram uma demanda para manutenção de aproximadamente 500 quilômetros de ramais.
Os ventos serão fracos a calmos, com rajadas moderadas, soprando do sudeste e variando entre sul e leste.
O caso ocorreu nas proximidades da aldeia indígena Nova Vida, na região do baixo Envira.
O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 668,65.
A eleição foi realizada no dia 22 novembro de 2024, quando Rafael Dene venceu a votação da Ordem em Cruzeiro do Sul por dois votos de diferença de Efrain Santos.
A Polícia Civil reforça que crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes são tratados com prioridade, e que todas as denúncias são investigadas com rigor.
Com a nova fase dentro das escolas, o Projeto MINA buscará coletar informações sobre o desenvolvimento físico e social das crianças
Não existem mais publicações para exibir.