Defesa Civil Alerta será expandido para Norte, Nordeste e Centro-Oeste em 2025

O objetivo é garantir que a população receba informações cruciais em momentos de perigo, ajudando a salvar vidas.

Após sua implementação nas regiões Sul e Sudeste, o sistema Defesa Civil Alerta, uma nova ferramenta para emissão de alertas em situações de desastres, será ampliado para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste no próximo ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5) pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, durante reunião em Brasília (DF) com representantes das defesas civis estaduais e de outros órgãos.

A tecnologia utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos via mensagem de texto e aviso sonoro, mesmo no modo silencioso, para pessoas localizadas em áreas de risco com cobertura 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio. O objetivo é garantir que a população receba informações cruciais em momentos de perigo, ajudando a salvar vidas.

Monitoramento e preparo são essenciais

O ministro Waldez Góes destacou que o sucesso do sistema depende do monitoramento constante e da preparação de estados e municípios.

“Existem duas condicionantes para que a ferramenta seja bem utilizada. O monitoramento, tendo em vista que vamos passar uma informação para a população, e a preparação para lidar com essa tecnologia. É fundamental ter plano de contingência nos municípios, nos estados, e certificar as defesas civis”, afirmou.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, explicou que a expansão do sistema está sendo feita de forma gradual devido à dimensão territorial do Brasil.

“O Brasil é um País de tamanho continental, o nosso desafio é enorme. Temos que fazer essa expansão com muito cuidado e responsabilidade. Temos em mãos uma das tecnologias mais avançadas do mundo”, destacou Wolff.

Projeto-piloto aprovado pela população

Antes de sua ampliação, o Defesa Civil Alerta foi testado em agosto deste ano em 11 cidades de diferentes estados, incluindo Roca Sales (RS), Blumenau (SC) e Petrópolis (RJ). Durante os 30 dias de testes, o sistema foi avaliado positivamente por 87% das pessoas que participaram de uma pesquisa sobre a novidade.

Para o coordenador-geral de conectividade do Ministério das Comunicações, Thyago Braun, o sistema é um importante avanço na proteção de vidas.

“Essa é mais uma ferramenta, mais uma possibilidade de salvar vidas, que é o principal objetivo do Defesa Civil Alerta”, afirmou.

Expansão em 2025

A próxima etapa do projeto será sua implementação nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, abrangendo estados como Acre, Paraíba, Maranhão e Mato Grosso. A ferramenta também contará com apoio técnico e capacitação para as defesas civis locais, garantindo sua eficiência.

O sistema é resultado de uma parceria entre o Governo Federal, Ministério das Comunicações (MCom), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e instituições estaduais, consolidando o compromisso com a segurança e o bem-estar da população em todo o território nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A aprovação da homenagem pela Comissão de Honra e Mérito do TJAC foi unânime, reforçando o valor de sua contribuição ao estado.
A programação inclui palestras e capacitações que abordam temas como legislação, técnicas sustentáveis, boas práticas no manejo de sementes nativas

O Instituto Nosso Rumo, banca contratada para ser responsável pelo concurso da Secretaria Estadual de Educação no Acre, se pronunciou sobre os problemas registrados no último domingo, dia 1º, que

A operação foi desencadeada em 20 dos 22 municípios do Estado, e baseou cerca de 170 militares nas cidades.
Sessão se insere no contexto da inauguração, no mês passado, do complexo portuário de Chancay, no Peru.

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) aprovou, nesta quarta-feira, 4, uma política afirmativa voltada ao acesso e à permanência de estudantes indígenas em seus cursos de graduação.

A Câmara Municipal de Rodrigues Alves sancionou nesta sexta-feira, 6, o Projeto de Lei Legislativo nº 08/2024, que concede aumento de vencimentos a determinadas categorias e institui o auxílio-alimentação aos

Os chefes de Estado do Mercosul e a representante da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, anunciaram, nesta sexta-feira (6), que foi firmado o acordo de livre comércio para redução

Não existem mais publicações para exibir.