Escola Flodoardo Cabral realiza culminância do projeto Consciência Negra com ampla participação da comunidade escolar

A culminância do projeto no sábado reforçou o engajamento da escola em trazer discussões importantes para o ambiente educacional.

No último sábado, 23, a Escola de Ensino Médio Professor Flodoardo Cabral, em Cruzeiro do Sul, promoveu a culminância do projeto Consciência Negra, iniciativa que teve como objetivo destacar a relevância da cultura afro-brasileira e conscientizar sobre a luta contra a discriminação racial. As atividades, realizadas ao longo da semana de 18 a 23 de novembro, mobilizaram alunos, professores e a comunidade escolar em uma ampla programação.

Manoel Souza Araújo, professor de Filosofia e responsável pela organização do projeto, ressaltou a importância do tema. “O projeto busca mostrar a relevância da cultura afro e as inúmeras contribuições do povo negro nas diversas expressões culturais do Brasil. Discutir a consciência negra é um ato de responsabilidade e um convite à reflexão para superar a discriminação racial, reconhecendo que todos temos raízes e origens afro”, destacou Manoel.

Durante a semana, foram realizadas sessões de cinema, oficinas de turbantes, penteados e maquiagem, palestras sobre a contribuição dos negros na formação cultural brasileira e a simbólica Caminhada da Resistência. A culminância do projeto no sábado reforçou o engajamento da escola em trazer discussões importantes para o ambiente educacional.

Vângela da Luz, assessora pedagógica da Secretaria de Educação, acompanhou o projeto e elogiou a iniciativa. “Essas atividades são fundamentais porque refletem os trabalhos realizados em sala de aula e intensificam o aprendizado prático com os itinerários formativos. É um projeto que não só atrai a participação dos alunos, mas também promove uma conexão com a comunidade, reforçando o papel transformador da escola”, afirmou.

Além do projeto Consciência Negra, a escola Flodoardo Cabral realizou recentemente outras atividades temáticas, como o projeto de linguagens sobre o Halloween e o Dia de los Muertos. Esses projetos evidenciam o compromisso da instituição em diversificar as práticas pedagógicas e oferecer um aprendizado significativo aos estudantes.

JURUA24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo o deputado, a proposta da Sefaz visa estabelecer a pauta fiscal em R$ 250 por arroba, enquanto o preço real de mercado gira em torno de R$ 220.
De acordo com a vítima, um homem, até então desconhecido, entrou no local e levou o equipamento.
A gestora da escola, Rosane de Souza, afirmou que o evento é uma forma de chamar a atenção não apenas dos alunos, mas de toda a comunidade.
De acordo com o Major Teixeira, aproximadamente 70% do efetivo de rua da Polícia Militar será empregado no policiamento do evento
o prefeito Valdelio Furtado esteve na sede do Sinteac, onde visitou o presidente da entidade, Erivan Ferreira, e aproveitou para conhecer o ponto de atendimento do LabSul
A OBA promove o desenvolvimento científico e nos dá a oportunidade de ver na prática aquilo que aprendemos na teoria.
O animal, que já veio ao mundo sem vida, foi observado pelo médico veterinário e pecuarista Lucas Thaler.
Segundo o levantamento, 57,6% dos domicílios particulares permanentes do estado estão em setores censitários onde não há sequer uma árvore no entorno.
Não existem mais publicações para exibir.