PT abre mão de candidatura majoritária em Rio Branco e apoia candidatos de outros partidos em várias cidades do Acre

O movimento do PT em Rio Branco reflete uma estratégia mais ampla de aliança com outras siglas em diversas cidades do estado.

Com o encerramento do prazo para registro de candidaturas para as eleições de 2024, o Partido dos Trabalhadores (PT) revelou uma estratégia inédita no cenário político do Acre. Pela primeira vez desde as Diretas Já, o partido não terá uma candidatura própria majoritária em Rio Branco, onde já elegeu três prefeitos consecutivos. Em vez disso, o PT decidiu apoiar a candidatura de Marcus Alexandre, ex-prefeito da capital eleito e reeleito pelo partido.

O movimento do PT em Rio Branco reflete uma estratégia mais ampla de aliança com outras siglas em diversas cidades do estado. A legenda optou por lançar candidatos próprios em apenas três municípios: Xapuri, Porto Walter e Senador Guiomard.

Em Xapuri, o único município do Acre atualmente governado pelo PT, o partido busca continuar à frente da gestão local com a candidatura de Erivelton Soares, escolhido como sucessor do atual prefeito Bira Vasconcellos. A chapa petista enfrentará o ex-deputado Antônio Pedro, do União Brasil, e Maxsuel Lima, do Progressistas.

Em Porto Walter, o PT registrou de última hora a candidatura de Manão Gonçalves, que terá como vice-prefeito Ocelio do Grajaú, do MDB. Já em Senador Guiomard, a sigla lançou Adonay Brito, em uma chapa formada exclusivamente por membros da federação partidária com o PCdoB e PV.

Além das candidaturas próprias, o PT também indicou candidatos a vice-prefeito em algumas cidades, como Assis Brasil e Feijó, onde os petistas estarão ao lado de candidatos de partidos adversários. Em Assis Brasil, Reginaldo Martins (PT) será o vice na chapa de Jerry Correia, atual prefeito e ex-membro do PT, agora filiado ao Progressistas. Em Feijó, o ex-prefeito petista Francimar Fernandes será o vice na chapa do bolsonarista Cadmiel Bonfim, do União Brasil.

O partido ainda formalizou apoio a candidatos de outras legendas em diversos municípios. Em Brasiléia, o PT estará ao lado de Leila Galvão, ex-prefeita que agora disputa pelo MDB. Em Epitaciolândia, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá e Rodrigues Alves, a sigla se coligou com candidatos do Progressistas, partido do governador Gladson Cameli. O PT também declarou apoio a candidaturas em Santa Rosa do Purus e Jordão, onde estarão ao lado de candidatos do MDB e PCdoB, respectivamente.

Por outro lado, em nove municípios do Acre, o PT não formou coligações e estará fora da disputa majoritária. São eles: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre e Sena Madureira.

Apesar de estar fora da coligação oficial, o PT de Cruzeiro do Sul anunciou apoio à candidatura de Jéssica Sales, do MDB, após desentendimentos com a candidatura de Zequinha Lima, o que resultou na exclusão do partido do grupo de apoio.

Veja também

Seja no campo ou na câmara, Baixinho do Baiano tem mostrado que fazer política de verdade é caminhar lado a lado com quem planta, colhe e faz o município crescer.
Do pequeno município para grandes paladares: o café de Porto Walter impressiona pela doçura.
Mesmo com os dias difíceis e as corridas em menor número, Luciene continua firme, rodando pelas ruas de tijolo de Porto Walter, mostrando que coragem e força de vontade não
Durante o evento, o senador Alan Rick anunciou a destinação de recursos adicionais para a construção de uma piscina, estrutura não prevista no projeto original.
Para a ex-primeira-dama, uma ponte de menos de 100 metros de extensão poderia transformar a realidade de centenas de moradores.
A celebração atrai também visitantes de diferentes regiões do Brasil e de outros países, interessados em vivenciar e respeitar a cultura viva dos povos originários da floresta.
Chico precisa de um local onde possa receber amor, atenção e cuidados especiais, algo que nunca teve de forma digna.

O estado do Acre foi contemplado com 110 vagas no Projeto Nós na Rede, iniciativa do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Desmad), do Ministério da Saúde, em

Não existem mais publicações para exibir.