Seca severa no Rio Liberdade prejudica plantações e navegação na região.

Rio Liberdade atinge nível crítico e seca prejudica plantações e navegação. Os moradores aguardam pela chuva.

A seca severa que atinge o Rio Liberdade, afluente do Rio Juruá, está trazendo grandes prejuízos para as comunidades ribeirinhas em Cruzeiro do Sul. Com o nível das águas marcando apenas 1,25 metro nas últimas 24 horas, a navegação está cada vez mais complicada, e o impacto nas plantações é devastador.

Moradora da Comunidade São João, Maria Zuíla Monteiro descreve o cenário desolador. “As canoas grandes não passam mais, só as pequenas. As plantas estão morrendo, tudo seco. A gente aguar três vezes ao dia, mas não adianta, de tarde está tudo murchando. Cebola, couve, não dá mais, até as plantas grandes estão secando”, lamenta Maria, destacando a falta de um sistema de irrigação adequado para enfrentar a estiagem.

Adalberto Alves da Silva, também morador da Comunidade São João, afirma que em seus 63 anos nunca viu uma seca tão intensa. “A previsão é de chuva só para dezembro. As plantas morrem tudo, o sol queima tudo. Não dá para aguar o roçado todo, o jeito é esperar por Deus”, desabafa Adalberto, que também relata a morte de animais na região devido à falta de água e queimadas.

A situação é alarmante, e as comunidades ribeirinhas do Rio Liberdade enfrentam perdas significativas nas suas plantações, o que compromete a segurança alimentar e a economia local. Os moradores seguem aguardando pela chuva.

Jurua24horas

Veja também

Seja no campo ou na câmara, Baixinho do Baiano tem mostrado que fazer política de verdade é caminhar lado a lado com quem planta, colhe e faz o município crescer.
Do pequeno município para grandes paladares: o café de Porto Walter impressiona pela doçura.
Mesmo com os dias difíceis e as corridas em menor número, Luciene continua firme, rodando pelas ruas de tijolo de Porto Walter, mostrando que coragem e força de vontade não
Durante o evento, o senador Alan Rick anunciou a destinação de recursos adicionais para a construção de uma piscina, estrutura não prevista no projeto original.
Para a ex-primeira-dama, uma ponte de menos de 100 metros de extensão poderia transformar a realidade de centenas de moradores.
A celebração atrai também visitantes de diferentes regiões do Brasil e de outros países, interessados em vivenciar e respeitar a cultura viva dos povos originários da floresta.
Chico precisa de um local onde possa receber amor, atenção e cuidados especiais, algo que nunca teve de forma digna.

O estado do Acre foi contemplado com 110 vagas no Projeto Nós na Rede, iniciativa do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Desmad), do Ministério da Saúde, em

Não existem mais publicações para exibir.