Governo Federal anuncia reajuste de 6,27% no Piso Salarial Nacional do Magistério para 2025

O aumento supera a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou 2024 em 4,83%

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (27) o reajuste de 6,27% no Piso Salarial Nacional dos profissionais do magistério público da educação básica. O valor mínimo para 2025 será de R$ 4.867,77 para uma jornada de 40 horas semanais. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em suas redes sociais e oficializado na manhã desta sexta-feira (28) com a publicação da Portaria Nº 77/2025 no Diário Oficial da União.

O aumento supera a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou 2024 em 4,83%, e também o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que acumulou 4,77% no mesmo período. Em sua postagem na rede social X, o ministro destacou a importância da medida: “Valorização dos nossos professores”.


As remunerações dos professores da educação básica são pagas por estados e municípios, com recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de complementações da União. Após o anúncio do reajuste, cada estado e município deve oficializar o novo valor por meio de normas próprias.


O Piso Salarial Profissional Nacional foi instituído pela Lei nº 11.738, sancionada em 16 de julho de 2008. A legislação estabelece o valor mínimo para professores com formação em nível médio e determina que o reajuste anual seja calculado com base no crescimento do Valor Anual Mínimo por Aluno (VAF mínimo) do Fundeb. Para 2025, o percentual de 6,27% foi calculado a partir da variação entre o VAF mínimo de 2024 e 2023.

Impacto e valorização
De acordo com Armando Simões, secretário substituto da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), o piso salarial tem garantido ganho real aos professores desde sua criação. “Essa trajetória de valorização foi possível nos últimos 15 anos em função da lei do piso”, afirmou.

JURUA24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida, que visa melhorar o desempenho acadêmico e fortalecer as interações presenciais, exige um esforço conjunto
O prefeito Zequinha Lima disse que fez questão de providenciar o carrinho de seu Francisco por uma questão de empatia é humanidade.
O objetivo do projeto é realizar um levantamento sobre o índice de diagnósticos de pessoas com TEA no estado.
A decisão foi tomada pela coordenação estadual do concurso, que avaliou três candidaturas antes de escolher Layanne para o posto.
Já os 1,5 milhão de contribuintes que não regularizaram sua situação começaram a ser excluídos do regime no dia 1º de janeiro.
Já a média anual foi de 6,6%, o menor patamar da série histórica iniciada em 2012, mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Populares tentaram prestar socorro, mas o trabalhador não resistiu e morreu.
A motocicleta foi encaminhada à Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis e posterior devolução ao proprietário.
Não existem mais publicações para exibir.