Alcolumbre sinaliza resistência à CPMI para apurar fraudes no INSS

A visão manifestada por aliados, no entanto, é de que não há um cenário favorável no Congresso para a abertura de uma investigação própria.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), tem sinalizado resistência à ideia de instalar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar fraudes bilionárias no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Alcolumbre tem se colocado aberto ao diálogo e ainda se reunirá com representantes da oposição para falar sobre o assunto. A visão manifestada por aliados, no entanto, é de que não há um cenário favorável no Congresso para a abertura de uma investigação própria.

A visão é de que uma comissão do tipo aumentaria a tensão política e poderia atrasar a pauta programada pelo Senado para 2025.

A sinalização repete um comportamento do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem sinalizado segurar a iniciativa de fazer uma CPI da Câmara e que também partiu de parlamentares do Partido Liberal.

Na Câmara, no entanto, Hugo se apega a uma fila de 11 pedidos de CPIs para analisar antes. Ele deve se reunir com a oposição e continuar dialogando, mas não há cenário favorável no Congresso, o que aumentaria a tensão política e atrasaria a pauta.

Play Video
Parlamentares que articularam a CPMI devem protocolar o pedido nesta terça-feira (6). Eles afirmam ter assinaturas de pelo menos 29 senadores e 182 deputados. Após o protocolo, a deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmam que querem se reunir com os presidentes das duas Casas.

Por CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo as investigações, antes de ser morta, Raimunda foi obrigada a entregar as senhas de suas contas bancárias, enquanto era agredida.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Nessas áreas, a umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 50% durante a tarde e pode alcançar até 100% nas primeiras horas do dia.
Os denunciados fazem parte do núcleo 4 da denúncia e são acusados de organizar ações de desinformação para propagar notícias falsas sobre o processo eleitoral e ataques virtuais a instituições
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
O projeto foi iniciado em abril, e já contemplou alunos de cinco escolas de Epitaciolândia e Brasileia.
Para o senador, a viagem é estratégica para o futuro da infraestrutura nacional
Não existem mais publicações para exibir.