Cirurgias ginecológicas estão implantadas de forma definitiva no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá

O Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul, conta com serviços de cirurgias ginecológicas implantados de forma definitiva. As cirurgias são realizadas todas as terças-feiras

O Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul, conta com serviços de cirurgias ginecológicas implantados de forma definitiva. As cirurgias são realizadas todas as terças-feiras e aos sábados, em cada dia são operadas 4 mulheres, que são reguladas pelo Estado, através do Sistema de Regulação Estadual (SISREG).

Dentre as cirurgias realizadas, as principais são Histerectomias Abdominais e Vaginais, Miomectomias, Laqueaduras, Curetagem semióticas, Laparotomias Exploradoras, entre outras. A Histerectomia Abdominal Total é a cirurgia mais procurada, sendo um procedimento de grande porte, no qual a remoção do útero é feita através de uma incisão no abdômen.

O serviço conta com uma equipe formada por profissionais da região, composta por médicos ginecologistas, enfermeiros, anestesistas e técnicos de enfermagem. A gerente assistencial do hospital, Maria Sulenir Ferreira de Oliveira, afirma que “este serviço é essencial para as mulheres do Juruá, que em sua grande maioria são de baixa renda, ribeirinhas, agricultoras e indígenas e que devido à condição de saúde não estavam conseguindo trabalhar e ajudar no sustento de suas famílias. A cirurgia é uma esperança de vida e dias melhores para essas mulheres”.

De acordo com a enfermeira Sulenir, são realizadas 8 cirurgias por semana, totalizando 32 por mês. O processo para entrar na fila de espera do SISREG inicia na Atenção Básica. A mulher que apresentar sintomas como sangramento vaginal intenso, períodos menstruais prolongados, dor pélvica, em alguns casos dor durante a relação sexual, sensação de estufamento abdominal e incontinência urinária deve procurar o médico na unidade mais próxima de sua residência para o primeiro atendimento.

De outubro de 2019 até hoje foram realizadas 580 cirurgias. Vale ressaltar que houve uma parada durante a fase vermelha da pandemia que fechava tudo. A equipe aproveita oportunidade para agradecer ao governo do Estado, ao Secretário Estadual de Saúde e a Coordenação Regional de Saúde por todo apoio que temos recebido para continuidade das cirurgias ginecológicas, com fornecimento de materiais, insumos e medicamentos.

Por Juruá online
Redação jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A atuação do GIRO e das demais equipes da Polícia Militar reforça o compromisso com a segurança pública e a eficiência no combate ao crime em Cruzeiro do Sul.
Mestre Benna é graduado em evento que celebra a força da capoeira em Cruzeiro do Sul
As buscas continuam para localizar o quarto integrante.
O projeto "Remidos em Ação" continua sendo um exemplo de fé em prática, levando não só ajuda material, mas também o amor de Cristo a quem mais precisa.
O caso será investigado pela Polícia Civil, que ainda apura a motivação e a identidade dos autores do homicídio.
Apesar dos preços elevados, a tradição falou mais alto e muitos não abriram mão de garantir o presente para a família.
Em algumas regiões, a luz foi interpretada como um sinal espiritual por causa do formato que, segundo internautas, lembrava a imagem de Jesus Cristo.
Não existem mais publicações para exibir.