Dilma continua à frente do Banco do Brics por mais 5 anos

Informação é confirmada por Gleise Hoffman após aprovação da Rússia


Foto: CNN Brasil

A ex-presidenta Dilma Rousseff continuará à frente do Banco do Brics. A recondução da brasileira ao cargo – indicada em 2023 para mandato que se encerraria em julho deste ano – foi confirmada pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

“Parabéns, presidenta Dilma Rousseff, pela recondução à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento. Sob sua direção, o Banco dos Brics vem cumprindo importante papel no desenvolvimento de nossos países”, postou Gleisi em suas redes sociais.

A indicação de Dilma para continuar à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB – sigla em inglês) pelos próximos cinco anos já havia sido acenada no final do ano passado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.

De acordo com as regras do banco, há um rodízio de indicações para o cargo, entre cada país-membro fundador do Brics, para mandatos de cinco anos. São membros fundadores do bloco Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Seguindo esse critério, a próxima indicação ficaria a cargo da Rússia.

No entanto, durante o encerramento da 16º Cúpula dos Brics, em Kazan, na Rússia, Putin já havia acenado com a indicação de Dilma, enquanto estratégia para evitar “transferir todos os problemas [que em função da guerra com a Ucrânia] estão associados à Rússia”, discursou o presidente russo.

>>Putin oferece ao Brasil novo mandato no banco dos Brics com Dilma

Dilma assumiu a chefia do banco em março de 2023, no lugar de Marcos Troyjo, indicado pelo governo de Jair Bolsonaro. A troca dos ocupantes do cargo foi feita após Luiz Inácio Lula da Silva assumir a Presidência do Brasil.

Por Agência Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

De acordo com o Tenente Bruno da Costa, da Polícia Militar, a mãe informou que havia deixado a filha em casa com o padrasto enquanto foi à cidade resolver algumas
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, assim como no ano anterior, está cuidando junto com a equipe dos procedimentos operacionais para execução da determinação.
Além disso, são esperados ventos fortes, com velocidades entre 40 e 60 km/h.
No Acre, serão disponibilizadas 18 vagas, sendo três para analista administrativo e 15 para analista ambiental.
De acordo com o secretário de Educação e Cultura do Acre, a criação do comitê é um passo fundamental para adequar o sistema educacional estadual às novas exigências legais.
41 apostas acertaram a quina, com prêmio de R$ 59.604,51 cada.
A ação solicita que a Justiça Federal determine, no prazo de 30 dias, que tanto a empresa quanto o governo federal providenciem a infraestrutura necessária.
Apesar da leve queda, o manancial segue com 76 centímetros acima da cota de alerta, que é de 13 metros.
Não existem mais publicações para exibir.