Lula teme que ordem a militares pode “não ser respeitada”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem questionado abertamente forte desconfiança mútua na relação com os militares. Começou com a transferência da segurança presidencial para a Polícia Federal, retirando

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem questionado abertamente forte desconfiança mútua na relação com os militares. Começou com a transferência da segurança presidencial para a Polícia Federal, retirando a atribuição do GSI.

Os comandantes militares reiteram, em conversas particulares e pronunciamentos públicos, que respeitam a hierarquia e, por isso, sempre cumprirão as ordens do comandante e chefe das Forças Armadas, que constitucionalmente é o Presidente da República.

Todavia, o presidente Luiz Inácio não se mostra totalmente convencido, apontando que o grau de politização entre os militares possibilita que ordens possam não ser respeitadas, como a determinação para operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Foi o que aconteceu após os acontecimentos do último domingo, 08. O governo buscava encerrar no mesmo dia o acampamento em frente ao QG do Exército, mas temia-se que uma ordem direta poderia não ser atendida.

Diante de possível estremecimento na relação, prevaleceu o compromisso de se desfazer o acampamento no dia seguinte, segunda, 09, após a saída de parentes de oficiais também acampados no local.

O ministro da Defesa José Múcio Monteiro tem assumido o papel de interlocutor entre as partes, aparando arestas e buscando a conciliação, mas a desconfiança persiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A chuva que caiu na região deixou o local tomado por lama, dificultando ainda mais o acesso de veículos e pedestres.
A atividade aconteceu na sede da instituição, localizada no Conjunto Vale dos Buritis, e contou com o apoio do presidente de bairro, Lucenildo Souza.
Este é o terceiro tributo em homenagem ao artista. O primeiro aconteceu ainda no ano de seu falecimento, e segue nos anos seguintes
O ex-presidente também continua realizando sessões diárias de fisioterapia motora e outras medidas de reabilitação.
Os esforços resultaram em R$143,2 milhões em resultados tangíveis, contabilizando as apreensões, multas e lucros cessantes.
As dezenas sorteadas foram: 16 – 55 – 02 – 31 – 44 – 13
A cadeia produtiva se fortalece como um todo e gera mais riquezas para o estado”, completou Mesquita.
A missa foi presidida pelo cardeal italiano Angelo Comastri, a pedido do papa. A homilia, no entanto, foi preparada pelo pontífice, segundo o Vaticano.
Não existem mais publicações para exibir.