Mulheres são maioria entre médicos pela primeira vez, mostra estudo

Em 2010, as mulheres eram 41% da população médica. As projeções indicam que, até 2035, as mulheres serão 56% do total de médicos no país.

Neste ano, as mulheres representam 50,9% dos médicos no Brasil, de acordo com o estudo Demografia Médica no Brasil (DMB), divulgado nesta quarta-feira (30). Pela primeira vez, médicas são maioria entre os profissionais.

O aumento da composição feminina na profissão é considerado expressivo. Em 2010, as mulheres eram 41% da população médica. As projeções indicam que, até 2035, as mulheres serão 56% do total de médicos no país.

No ensino de medicina, a presença feminina também tem crescido, de acordo com o estudo. Em 2010, as mulheres representavam 53,7% dos matriculados nos cursos de graduação, número que subiu para 61,8% em 2023.

Apesar de serem maioria no estudo, as mulheres predominam em apenas 20 das 55 especialidades médicas. A dermatologia lidera o ranking, com 80,6% das mulheres.

A edição, feita pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), foi realizada com o Ministério da Saúde e reúne dados nacionais e internacionais sobre formação, distribuição e atuação de médicos, com projeções para os próximos anos.

Especialidades mais comuns

Entre as 55 especialidades regulamentadas no Brasil, sete concentram 50,6% do total de especialistas:

  • Clínica Médica
  • Pediatria
  • Cirurgia Geral
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Anestesiologia
  • Cardiologia
  • Ortopedia
  • Traumatologia

O estudo destaque que a parcela de especialistas (59,1%) em relação ao total de médicos está pouco abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 62,9%.

Por CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Em cada local, Pablo fez questão de ouvir, dialogar e reafirmar seu compromisso com a destinação de emendas parlamentares para fortalecer essas iniciativas que, segundo ele, transformam vidas.
Eré também destacou figuras pouco conhecidas, mas de grande importância para a história do Acre
A ação teve como objetivo fortalecer a segurança local, tanto para os próprios moradores quanto para os turistas que visitam uma das regiões mais belas e isoladas do Acre.
O senador afirmou que os recursos deveriam ser destinados a produtores rurais da região, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).
Moradores relatam encontrar os caramujos em quintais, jardins e até dentro de residências, especialmente após períodos de chuva.
Dei uma volta por aí e vi que é a terra da ladeira, né? Aqui tem muita ladeira, achei muito massa!”, disse Alanzim.
Para avançar, fontes do governo explicaram à CNN que isso só será possível com uma nova gestão à frente do INSS, que terá uma série de providências administrativas a serem
O CREAS esclarece ainda que já foi sugerida a internação em hospital ou clínica terapêutica, mas Tomás recusou o tratamento até o momento.
Não existem mais publicações para exibir.