Peru decreta estado de emergência devido a onda de assassinatos

Desde janeiro, foram notificados mais de 400 assassinatos, de acordo com os meios de comunicação locais.

O governo do Peru decretou estado de emergência na capital, Lima, e na província em volta, enviando soldados para as ruas, após uma onda de assassinatos supostamente ligada a tentativas de extorsão.

A medida foi adotada no final desse domingo (16), após a execução a tiros de um cantor local, Paul Flores, por homens que atacaram o veículo em que ele viajava com membros da sua banda, quando saíam de um concerto nos arredores de Lima.

Os músicos foram ameaçados por um grupo do crime organizado que queria extorquir dinheiro, disseram os representantes da banda.

“Foi determinado que o estado de emergência seja declarado em toda a província de Lima e na província constitucional de Callao”, disse o primeiro-ministro peruano.

Em mensagem publicada na rede social X, Gustavo Adrianzén afirmou que serão mobilizadas tropas “em apoio à Polícia Nacional”, embora não tenha especificado quantos soldados nem durante quanto tempo.

Adrianzén disse ainda que tomou a medida após reunião com a presidente Dina Boluarte, que decidiu antecipar em dez dias, para esta terça-feira (18), uma reunião do Conselho Nacional de Segurança dos Cidadãos.

O primeiro-ministro informou que as autoridades peruanas também planejam “uma reforma abrangente do sistema prisional”.

Adrianzén manifestou “profundas condolências” aos familiares de Paul Flores e pediu a união dos peruanos.

“Na luta contra o crime organizado, todos os peruanos devem manter-se unidos, ultrapassando todas as nossas diferenças de qualquer tipo”, afirmou.

Embora a extorsão seja um problema em toda a América Latina, atingiu proporções alarmantes no Peru, fenômeno atribuído em parte a grupos criminosos como o venezuelano Tren de Aragua, que opera em vários países da América Latina.

Desde janeiro, foram notificados mais de 400 assassinatos, de acordo com os meios de comunicação locais.

Em 2024, o Peru declarou estado de emergência em partes da capital e mobilizou o Exército em resposta a uma série de assassinatos de motoristas de ônibus, atribuídos também as tentativas de extorsão.

Por Agência Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

De acordo com o decreto municipal nº 28/2025, a quinta-feira, 17, será ponto facultativo em virtude da Quinta-Feira Santa.
A ação segue até quarta-feira em outras igrejas.
A iniciativa foi protocolada nesta segunda-feira, 14, pelo líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), que antecipou a apresentação do requerimento em razão da articulação do governo federal
Durante a capacitação nos Estados Unidos, os militares participaram de treinamentos voltados a ações especiais e de alto risco, com o objetivo de adaptar as técnicas à realidade local.
Os jogos na vila contam com a participação das escolas Antônio Ferreira Gomes, Bráz Melo , Marcílio Nunes Ribeiro, Maria de Nazaré de Santiago e Sete de Setembro.
A motivação do homicídio ainda é desconhecida.
A ação teve como objetivo combater os crimes de roubo e atuar de forma estratégica em áreas com maior incidência de criminalidade, conforme apontado pela Análise Criminal.
A identidade da vítima ainda não foi divulgada oficialmente.
Não existem mais publicações para exibir.