STF pede explicações ao Amazonas sobre Lei que proíbe linguagem neutra nas escolas

O texto proíbe o uso de linguagem neutra na série curricular, no material didático de escolas públicas e privadas.

O ministro Flávio Dino , do Supremo Tribunal Federal (STF) , solícito explicou ao governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) , e ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM), deputado Roberto Cidade (União Brasil) , sobre a Lei Estadual nº 6.463/2023 , que proíbe o uso da linguagem neutra nas escolas públicas e privadas do estado.

A norma, aprovada em agosto de 2023, foi promulgada pela Assembleia Legislativa após o governo não se manifestar sobre sua sanção. No entanto, em junho de 2024 , o STF suspendeu provisoriamente a lei , e agora disponível se deve anulá-la definitivamente.

O texto proíbe o uso de linguagem neutra na série curricular, no material didático de escolas públicas e privadas, além de vetá-la em documentos oficiais de instituições de ensino e repartições públicas do Amazonas.

Agora, o STF aguarda as justificativas do governador Wilson Lima e do presidente da ALEAM antes de tomar uma decisão final. Caso a Corte entenda que a lei realmente frente à Constituição, ela poderá ser anulada em definitivo.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Em vídeos publicados, Andreya contou como foi atraída pela promessa de ganhos fáceis e acabou mergulhando em um ciclo de perdas.
Segurados com renda mensal acima do salário mínimo terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de abril.
Supremo julga hoje (25) oito denunciados pela Procuradoria-Geral da República, acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022.
Neste mês de março, completa cinco anos desde que a pandemia foi decretada pelo Organização Mundial da Saúde (OMS).
Governo corta R$ 7,7 bilhões do Bolsa Família e amplia Auxílio-Gás
No Instituto, numa análise detalhada, os peritos concluíram que não se tratava de uma ossada humana, mas sim de um cachorro, possivelmente.
Os ventos serão predominantemente fracos a calmos, com rajadas moderadas, soprando do norte e com variações de noroeste e nordeste.
Os cinco municípios acreanos contemplados são Feijó, Manoel Urbano, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá.
Não existem mais publicações para exibir.