Assessoria
O prefeito de Cruzeiro do Sul e candidato à reeleição, Zequinha Lima, concedeu uma entrevista ao vivo no programa Juruá Notícias, apresentado pelo jornalista Rogério Venceslau nesta quarta-feira,4.Respondeu perguntas e pontuou uma série de temas relevantes, como o desenvolvimento econômico, as políticas voltadas para a zona rural, a infraestrutura do município, desafios da sua administração e os planos para os próximos 4 anos de gestão.
Zequinha falou da necessidade que teve de sanear as finanças da prefeitura no início do mandato e da recuperação do maquinário para trabalhar na cidade e zona rural, sem o qual não seria possível o avanço em obras de infraestrutura.
Um ponto de destaque foi o esforço e empenho da prefeitura em melhorar a infraestrutura de Cruzeiro do Sul, com Zequinha Lima destacando o aumento significativo no volume de obras realizadas durante sua gestão. “Em 2023, realizamos mais obras do que em 2021, e em 2024 estamos praticamente dobrando o volume de obras. Há obras em vários bairros atualmente. Organizamos as finanças da prefeitura, resolvemos problemas de gestão e agora estamos colhendo os frutos com mais pavimentação de ruas e investimentos em infraestrutura”, explicou o prefeito
Entre as obras mencionadas, estão a conclusão de creches, quadras esportivas e o Centro Comercial de Cruzeiro do Sul, além da continuidade de outras obras como a rodoviária da cidade. Zequinha Lima também destacou a iluminação pública como uma prioridade de sua gestão, afirmando que “Cruzeiro do Sul nunca esteve tão iluminada”, com a instalação de mais de 2 mil pontos de luz de LED.
Além de garantir uma cidade mais desenvolvidas as obras geram emprego e renda impulsionam a economia local e combatem o desemprego. Zequinha Lima destacou a importância de criar condições para atrair investimentos e fortalecer o comércio local. “O desemprego é uma realidade em todo o país, e nós, como gestão, precisamos incentivar os empresários a contratar e criar condições para que o comércio local se fortaleça”, afirmou o prefeito. Ele mencionou o Festival da Farinha e a Expoacre Juruá como eventos que atraem investidores e movimentam a economia da região.
Além disso, Zequinha Lima destacou programas de capacitação e emprego voltados para os jovens, como o Programa de Bolsa Jovem, que oferece 80 bolsas de R$ 400 para estudantes do ensino médio, e a parceria com o Sistema S, que já formou mais de 600 jovens em cursos profissionalizantes.
Também mencionou o Programa Primeiro Emprego e o ‘Família Como Vai’, iniciativas que têm como objetivo capacitar profissionalmente pessoas em situação de vulnerabilidade e inseri-las no mercado de trabalho, oferecendo não apenas formação, mas também os equipamentos necessários para que possam iniciar suas atividades.
Políticas voltadas para a zona rural
O gestor e candidato demonstrou especial atenção às políticas públicas para a zona rural, ressaltando que muitas vezes essa população é “invisível” para as gestões. Durante a entrevista, ele mencionou a distribuição de mais de 600 equipamentos agrícolas, como máquinas para debulhar milho, tratores, moendas de cana, despolpadeiras, canoas para transporte fluvial, que facilitaram o trabalho e aumentaram a produtividade dos agricultores locais. Ele citou, por exemplo, como o uso de máquinas reduziu drasticamente o tempo de trabalho de seis dias para apenas seis horas, permitindo que os produtores rurais ampliem suas plantações e gerem mais renda. O investimento em equipamentos foi superior a R$ 8 milhões.
O prefeito também falou sobre a Casa do Agricultor, um projeto que está em fase de finalização ao lado do Hospital Regional do Juruá. A casa terá capacidade para receber até 50 agricultores que precisam se hospedar na cidade durante tratamentos de saúde ou para vender seus produtos. O espaço contará com refeições e estadia gratuitas, um benefício exclusivo para os moradores da zona rural.
Compromissos para o futuro
Zequinha Lima encerrou a entrevista reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de Cruzeiro do Sul. “Nossa gestão foi marcada por desafios, mas agora estamos em uma posição muito melhor, com a casa organizada. Quero continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas, tanto na cidade quanto na zona rural, com projetos que gerem emprego, renda e qualidade de vida para todos”, concluiu o prefeito.