Inscrições no programa Mais Saúde com Agente terminam hoje (24)

O período de inscrições para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, no Programa Mais Saúde com Agente, termina nesta segunda-feira, 24. O candidato pode se inscrever por meio

O período de inscrições para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, no Programa Mais Saúde com Agente, termina nesta segunda-feira, 24. O candidato pode se inscrever por meio do endereço eletrônico: maissaudecomagente.ufrgs.br/inscrição.

São 180 mil vagas destinadas a todo o Brasil e apenas as inscrições concluídas serão analisadas, portanto, é necessário verificar se a mensagem de validação foi enviada para o e-mail cadastrado. Para os agentes de saúde dos municípios gaúc­hos afetados pelas chuvas será ofertado um segundo momento para participar.

Até o momento, o programa recebeu pouco mais de 125 mil inscrições – 80.655 de agentes comunitários de saúde (ACSs) e 28.474 de agentes de combate às endemias (ACEs). A proposta é atualizar a formação da categoria, de acordo com as novas atribuições da previstas na Lei nº 11.350/2006, oferecendo condições para que os agentes analisem informações coletadas nas residências e território de atuação, além de orientar a população, a fim de melhorar a qualidade da atenção primária e fortalecer a vigilância em saúde.

Os cursos também objetivam ampliar as habilidades de acolhimento para atendimento a populações vulneráveis, como a equidade de gênero, raça e etnia; saúde mental; e o cuidado de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. Essa é uma estratégia inclusiva que forma agentes para atender especificidades das comunidades em que atuam, com o foco em atendimentos mais humanizados e assertivos no SUS.

O antigo Programa Saúde com Agente agora é o Mais Saúde com Agente. Essa atualização representa um vínculo maior e mais forte com a população, além da integração entre atenção primária e vigilância, com atuação dos agentes que trabalham de forma articulada nos territórios.

Os ACSs atuam na prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio das visitas domiciliares para orientação das comunidades, do registro de informações, da educação em saúde e do encaminhamento ao SUS. Os ACEs atuam na prevenção de doenças e agravos ligados ao ambiente, como dengue, leishmaniose e raiva, identificam e eliminam focos de transmissão, orientando a população, notificando e encaminhando casos suspeitos das doenças.

O Mais Saúde com Agente é realizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e as Escolas do SUS.

Com informações do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Além disso, as decorações estarão espalhadas por toda a cidade, como em prédios públicos, que receberão ornamentos com luzes e figuras natalinas.

A Receita Federal abriu na última sexta-feira (22) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente a novembro de 2024. Em todo o

A Ponte Metálica, em Rio Branco, esteve completamente interditada na tarde deste domingo (24), devido a uma tentativa de suicídio envolvendo um empresário. As forças de segurança foram acionadas e

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 681,22.
A chuva deve ser de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia

Integrantes da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) mantiveram a condenação de réu que perseguiu ex-namorada após término do relacionamento. Conforme os autos, o homem cometeu o

O Selo Nacional tem como objetivo destacar e valorizar as iniciativas que priorizam a alfabetização, promovendo formação continuada para professores e equipes gestoras, além de assegurar o monitoramento contínuo do
Parcela será depositada de forma escalonada até 2 de dezembro
Não existem mais publicações para exibir.