Inscrições no programa Mais Saúde com Agente terminam hoje (24)

O período de inscrições para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, no Programa Mais Saúde com Agente, termina nesta segunda-feira, 24. O candidato pode se inscrever por meio

O período de inscrições para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, no Programa Mais Saúde com Agente, termina nesta segunda-feira, 24. O candidato pode se inscrever por meio do endereço eletrônico: maissaudecomagente.ufrgs.br/inscrição.

São 180 mil vagas destinadas a todo o Brasil e apenas as inscrições concluídas serão analisadas, portanto, é necessário verificar se a mensagem de validação foi enviada para o e-mail cadastrado. Para os agentes de saúde dos municípios gaúc­hos afetados pelas chuvas será ofertado um segundo momento para participar.

Até o momento, o programa recebeu pouco mais de 125 mil inscrições – 80.655 de agentes comunitários de saúde (ACSs) e 28.474 de agentes de combate às endemias (ACEs). A proposta é atualizar a formação da categoria, de acordo com as novas atribuições da previstas na Lei nº 11.350/2006, oferecendo condições para que os agentes analisem informações coletadas nas residências e território de atuação, além de orientar a população, a fim de melhorar a qualidade da atenção primária e fortalecer a vigilância em saúde.

Os cursos também objetivam ampliar as habilidades de acolhimento para atendimento a populações vulneráveis, como a equidade de gênero, raça e etnia; saúde mental; e o cuidado de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. Essa é uma estratégia inclusiva que forma agentes para atender especificidades das comunidades em que atuam, com o foco em atendimentos mais humanizados e assertivos no SUS.

O antigo Programa Saúde com Agente agora é o Mais Saúde com Agente. Essa atualização representa um vínculo maior e mais forte com a população, além da integração entre atenção primária e vigilância, com atuação dos agentes que trabalham de forma articulada nos territórios.

Os ACSs atuam na prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio das visitas domiciliares para orientação das comunidades, do registro de informações, da educação em saúde e do encaminhamento ao SUS. Os ACEs atuam na prevenção de doenças e agravos ligados ao ambiente, como dengue, leishmaniose e raiva, identificam e eliminam focos de transmissão, orientando a população, notificando e encaminhando casos suspeitos das doenças.

O Mais Saúde com Agente é realizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e as Escolas do SUS.

Com informações do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Apesar dos desafios, a operação seguiu com o apoio de ribeirinhos da comunidade local
Segundo informações de familiares, ele passou mal na noite de sábado, foi levado ao médico, mas acabou não resistindo após sofrer uma parada cardíaca.
A solenidade de inauguração contou com a presença de importantes autoridades do Estado, entre elas, a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, que destacou a parceria do governo em fortalecer a
Especialistas da Embrapa atribuem essa queda à seca extrema e ao aumento das temperaturas, agravados pelo fenômeno El Niño, que afetaram a floração e a formação dos frutos das castanheiras.
A Justiça também impôs o pagamento de R$ 50 mil a título de danos morais coletivos por parte de cada réu, ressaltando que mesmo danos de menor extensão podem justificar
Os resultados da pesquisa se mostraram promissores para a criação de um inoculante bacteriano.
Explorado pelos maiores cartéis do Hemisfério Sul, o negócio envolve bilhões de dólares e conta com a parceria de facções nacionais
A aplicação será feita pelo Instituto Nosso Rumo, responsável pela organização do certame.
Não existem mais publicações para exibir.