Ovo, tomate e energia elétrica foram os vilões da inflação em fevereiro no Acre 

Mais da metade dos produtos e serviços monitorados pelo IBGE na capital acreana registraram subida nos preços.

Foto: Dell Pinheiro/Arquivo

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada, revela que a inflação acelerou, em fevereiro, 1,06% em Rio Branco.

O número é inferior ao nacional (1,31%) e foi impulsionado, principalmente, pelo aumento nos valores do ovo (+15,25%) e do tomate (+8,45%), pela alta de 7,5% nas tarifas de energia elétrica e pela subida nas mensalidades escolares (+3,92%).

De acordo com o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Economia da Universidade Federal do Acre (Ufac), a inflação sobre os alimentos foi agravada por situações climáticas adversas que reduziram a oferta de produtos agrícolas.

Já o reajuste na tarifa de energia foi reflexo do fim dos subsídios temporários, o que elevou o custo para consumidores e impactou fortemente o quesito Habitação.

Por outro lado, o setor de transportes teve retração de 0,26%, puxada pela queda de 18,83% no preço das passagens aéreas “devido a promoções sazonais e ajustes de demanda pós-alta temporada”, explicou o PET Economia.

O limão e o abacate também ficaram mais baratos na capital acreana, assim como serviços de lazer, como cinema, teatro e concertos, que registraram redução de 11,53% nos valores.

Mais da metade dos produtos e serviços monitorados registraram subida nos preços, o que, segundo o PET Economia, demonstra aumento foi estrutural. A consequência disso é que a alta pode persistir pelos próximos meses.

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Até o momento, 45% do município já foi afetado pelas águas.
O Morhan reforça o convite a todos os interessados para participarem desse encontro e ficarem informados sobre seus direitos e os trâmites do processo.
Pequeno Ícaro é admirador do Corpo de Bombeiros e batizou um dos brinquedos de Josadac, nome do comandante dos bombeiros no Juruá.
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Acre, Renata Quiles, as doses estão distribuídas em todos os municípios e o estado está abastecido para receber a demanda.
Decisão atendeu recurso do MPAC, que comprovou crime no contexto de violência doméstica.
O chefe do NGI ICMBio Cruzeiro do Sul ressaltou a necessidade urgente de atenção por parte das autoridades estaduais e federais para evitar que a situação se agrave ainda mais.
Pesquisa do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Economia da Ufac, identificou redução generalizada nos preços dos cortes na primeira quinzena de março.
Além da Escola Rita de Cássia, a Escola Terezinha Saavedra, no bairro Sabueiro, também passa a oferecer esse modelo de ensino.
Não existem mais publicações para exibir.