Ovo, tomate e energia elétrica foram os vilões da inflação em fevereiro no Acre 

Mais da metade dos produtos e serviços monitorados pelo IBGE na capital acreana registraram subida nos preços.

Foto: Dell Pinheiro/Arquivo

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada, revela que a inflação acelerou, em fevereiro, 1,06% em Rio Branco.

O número é inferior ao nacional (1,31%) e foi impulsionado, principalmente, pelo aumento nos valores do ovo (+15,25%) e do tomate (+8,45%), pela alta de 7,5% nas tarifas de energia elétrica e pela subida nas mensalidades escolares (+3,92%).

De acordo com o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Economia da Universidade Federal do Acre (Ufac), a inflação sobre os alimentos foi agravada por situações climáticas adversas que reduziram a oferta de produtos agrícolas.

Já o reajuste na tarifa de energia foi reflexo do fim dos subsídios temporários, o que elevou o custo para consumidores e impactou fortemente o quesito Habitação.

Por outro lado, o setor de transportes teve retração de 0,26%, puxada pela queda de 18,83% no preço das passagens aéreas “devido a promoções sazonais e ajustes de demanda pós-alta temporada”, explicou o PET Economia.

O limão e o abacate também ficaram mais baratos na capital acreana, assim como serviços de lazer, como cinema, teatro e concertos, que registraram redução de 11,53% nos valores.

Mais da metade dos produtos e serviços monitorados registraram subida nos preços, o que, segundo o PET Economia, demonstra aumento foi estrutural. A consequência disso é que a alta pode persistir pelos próximos meses.

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A decisão de Moraes foi motivada por um pedido de visita feito pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) e contou com o consentimento do general.
Os números sorteados foram os seguintes: 05 – 06 – 17 – 37 – 43 – 54.
O anúncio foi feito pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Gleisi Hoffmann, após a reunião entre Lula e Pedro Lucas.
A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
Não existem mais publicações para exibir.