Uma operação de revista no Complexo Penitenciário de Rio Branco resultou na apreensão de armas artesanais, uma chave improvisada e bilhetes com referências a facções criminosas. A ação foi realizada nesta quinta-feira, 3, na Divisão de Estabelecimento Penal de Regime Fechado 1, como parte das estratégias de combate ao crime organizado dentro das unidades prisionais.
A inspeção minuciosa mobilizou diversas forças de segurança, incluindo a Polícia Penal e suas especializadas, além de unidades da Polícia Militar e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). O objetivo da operação foi identificar e retirar materiais ilícitos que possam representar riscos dentro do presídio.
O presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Marcos Frank Costa, destacou que essas operações fazem parte da rotina do sistema prisional, mas novos procedimentos foram adotados após recentes episódios de violência.
Já o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, afirmou que ações como essa são essenciais para impedir que as penitenciárias sirvam como bases para a criminalidade.
A GAZETA DO ACRE