Em uma operação integrada realizada nesta sexta-feira, 16 de maio, as Polícias Civis e Militares do Amazonas e do Acre, juntamente com o Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), cumpriram seis mandados de prisão temporária e um de busca e apreensão contra suspeitos de participação no assassinato de Carlos Souza da Costa, de 24 anos, conhecido como “Teco”. O crime ocorreu no último dia 5, nas proximidades de um clube no centro de Guajará (AM), onde a vítima foi atingida por vários disparos de arma de fogo enquanto bebia com amigos.
A ação foi coordenada pela 69ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Guajará, que contou com apoio do Gefron e das Polícias Militares dos dois estados para localizar e capturar os suspeitos, alguns dos quais se encontravam escondidos em Cruzeiro do Sul (AC).
Os presos foram identificados como Elissandro Damasceno Silva, 19 anos, o “Pintinho”; Jean Pinto de Lucena, 18; Kennedy Juan de Freitas Araújo, 23; Lucas da Silva Martins, 25, conhecido como “Mutante”; Valdemir Lima da Silva, 29, o “Ceguinho”; e William da Silva Costa, 27. As prisões aconteceram tanto em Guajará quanto na zona urbana de Cruzeiro do Sul.
De acordo com o delegado Adenilson Carlos, responsável pela investigação, a vítima vinha sendo ameaçada por membros de uma organização criminosa e chegou a ser torturada dias antes do homicídio. “Dois dos investigados estavam em Cruzeiro do Sul e com o apoio do Gefron conseguimos efetuar as prisões. Os demais foram localizados em Guajará”, explicou o delegado.
As motivações do crime ainda estão sendo apuradas, mas o delegado confirma que o caso está ligado a atividades de facções criminosas que atuam na região de fronteira.
As investigações seguem em andamento para esclarecer todos os detalhes do crime e identificar outros possíveis envolvidos.