Abril de 2025 registra quase o dobro da chuva esperada no Acre , aponta Defesa Civil

Volume acumulado chegou a 357,8 mm, enquanto média histórica do mês é de 197 mm.

Foto: Juan Vicent Diaz

O mês de abril encerrou com um volume de chuvas muito acima da média em Rio Branco. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, choveu 357,8 milímetros, quando o esperado para o período era de 197 mm — o que representa um aumento de aproximadamente 82% em relação à média histórica.

“Choveu muito, muito acima do esperado. Praticamente dobrou o que se espera para abril”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão. Ele destacou que este foi, com certeza, o abril mais chuvoso dos últimos cinco anos. “E pode ser também o mais chuvoso da última década. Estamos comparando os dados para confirmar.”

De acordo com Falcão, a anomalia pode estar relacionada ao enfraquecimento ou até mesmo à ausência do fenômeno La Niña em março, o que interferiu diretamente nas condições climáticas de abril.

A previsão para maio é de 103 a 104 mm de chuva. Falcão alerta que o cenário atual é de neutralidade climática, ou seja, sem influência ativa dos fenômenos El Niño ou La Niña, o que pode levar a variações imprevisíveis nas chuvas.

A Defesa Civil segue monitorando a situação com apoio de institutos de meteorologia nacionais, especialmente para se preparar para o período de estiagem que se aproxima. “Sabemos que teremos seca, mas ainda não é possível dizer se será igual, mais branda ou mais intensa que a de 2024”, pontuou Falcão.

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Além dos estrangeiros, muitos brasileiros procuram o Acre como destino turístico, como é o caso de Marcus Kaschner, que atua com produtos audiovisuais para empresas.
O resultado é reflexo da parceria entre o Sebrae no Acre, a Junta Comercial do Estado (Juceac), o Governo do Estado e as prefeituras municipais
Todos os envolvidos foram conduzidos ao 69º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde o caso foi registrado e está sob investigação da autoridade policial competente.
O calendário de pagamentos segue até o dia 29 de dezembro de 2025.
O mutirão faz parte de um cronograma que leva melhorias diretamente aos bairros, promovendo mais qualidade de vida para a população.
Alan Rick tem atuado no Congresso Nacional para ampliar o apoio às pessoas que convivem com doenças raras, por meio de projetos de lei voltados ao diagnóstico precoce
O resultado do laudo deve ficar pronto em prazo de 30 dias, segundo informou o médico legista e diretor do Instituto Médico Legal (IML) do Acre, Ítalo Maia.
As inscrições estão abertas até o dia 20 de junho de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário on-line.
Não existem mais publicações para exibir.