Acre cai três posições e ocupa 24ª posição no ranking de solidez fiscal

O Acre ocupa a 24ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados no pilar de solidez fiscal, segunda a edição de 2024 do levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública

O Acre ocupa a 24ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados no pilar de solidez fiscal, segunda a edição de 2024 do levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), ficando a frente apenas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

O Estado apresentou uma variação negativa de três pontos em relação ao ranking anterior, refletindo um cenário de maior fragilidade nas contas públicas.

Em 2021 o Acre estava na 20ª posição, nos anos seguintes, 2022 e 2023 caiu para a 21ª colocação no ranking. O melhor desempenho do Estado foi em 2020 quando figurou na 14ª posição.

A solidez fiscal é um fator essencial para garantir a sustentabilidade financeira dos governos e sua capacidade de investimento na manutenção e ampliação dos serviços públicos.

Para obtenção dos resultados, o levantamento considera indicadores como taxas de investimentos, solvência fiscal, gastos com pessoal, liquidez, dependência fiscal, entre outros fatores que influenciam a estabilidade econômica de cada unidade federativa.

Indicadores como poupança corrente, taxa de investimentos, e índices de liquidez tiveram variação negativa de 5, 9, e 6%, respectivamente.

“Quando um governo não consegue equilibrar receitas e despesas, ele incorre em déficits fiscais, elevando sua individualização e reduzindo sua capacidade de investimentos. Isso impacta diretamente a oferta e a qualidade dos serviços públicos, além de afetar a confiança dos investidores e contribuintes”, pontua o CLP.

Os resultados do ranking de 2024 refletem os dados fiscais de 2023 e apontam desafios para a gestão financeira do Acre.

ac24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Inicialmente, funcionários do motel informaram que o idoso havia chegado sozinho, mas, ao perceberem que as câmeras de segurança poderiam desmenti-los, admitiram a presença da mulher.
A agenda faz parte de uma série de ações realizadas pelo governo estadual no Vale do Juruá
O vereador Franciney Freitas destacou a importância da união de esforços para auxiliar as vítimas desse desastre natural.
População sofre com constantes falhas na travessia e reforça pedido por construção de ponte
O prefeito César Andrade acompanhou de perto o início dos trabalhos e destacou a importância da conectividade para a educação no município.
O delegado da Polícia Civil, José Obetânio, informou que as equipes já estão trabalhando nas investigações para identificar e capturar os suspeitos.
O suspeito, que já é conhecido pelas autoridades, tem um histórico de furtos na cidade e, segundo a polícia, comete os crimes para sustentar o vício em drogas.
Após o crime, A. R. fugiu daquela comarca e passou a residir em Cruzeiro do Sul, onde foi localizado
Não existem mais publicações para exibir.