Acre conclui 1º caso de identificação de pessoa desaparecida em estado avançado de decomposição

Coleta de impressões digitais permite avanço nas identificações mesmo em casos de alta decomposição

Em um importante avanço na atuação conjunta dos órgãos de segurança pública e identificação humana, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio dos Institutos de Identificação e de Medicina Legal, com o apoio técnico da Força Nacional, concluiu neste mês de abril a primeira individualização papiloscópica de uma pessoa desaparecida em estado avançado de decomposição no Acre, dentro da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas.

A ação integra o esforço nacional liderado pela Rede Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas (RNIPD), da qual o Acre passou a fazer parte, e segue rigorosamente os protocolos estabelecidos pela Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, instituída pela Lei nº 13.812, de 16 de março de 2019, e pela Lei nº 9.140/95, que trata da busca e identificação de restos mortais.

Acre conclui 1º caso de identificação de pessoa desaparecida em estado avançado de decomposição
Homem foi identificado por papiloscopia, mas a família ainda não compareceu para o reconhecimento oficial do corpo – Foto: Cedida

O caso ocorreu na zona rural do distrito de Vila Campina, onde foi localizado um corpo em avançado estado de decomposição. A equipe técnica do Instituto de Identificação, especializada em necropapiloscopia, realizou a coleta do material digital (impressões digitais), mesmo diante das dificuldades impostas pelo estado do cadáver. As impressões coletadas foram inseridas no sistema ABIS Estadual, possibilitando a realização do confronto papiloscópico com o banco de dados do Instituto.

Após o processo técnico de análise das impressões, foi possível a individualização do corpo por meio da comparação com os dados civis constantes do prontuário do Sistema Estadual de Identificação. O resultado confirmou a identidade do cidadão Manoel Alves de Souza, nascido em 24 de março de 1965, natural de Jaguapitã/PR, filho de Ananias Alves de Souza e Izabel Rodrigues de Araújo de Souza, portador do RG nº 426.178.

Essa atuação conjunta ressalta a importância da ciência papiloscópica como ferramenta fundamental para a identificação humana e a prestação de um serviço público essencial à dignidade das famílias, que passam a ter a certeza da morte e o direito ao luto, encerrando ciclos de incerteza e dor.

O trabalho do Instituto de Identificação do Acre vem apresentando resultados expressivos. De janeiro a março de 2025, foram realizadas 36 identificações positivas de cadáveres e dois casos com resultados negativos para identificação no mês de janeiro, além de um atendimento relacionado a uma pessoa viva. Em fevereiro, foram identificados 38 cadáveres, considerando também os casos reconhecidos diretamente pela Delegacia e pelas famílias nas regiões de Envira, Tarauacá e Juruá, além de dois atendimentos de pessoas vivas, sendo um atendimento hospitalar e outro encaminhado pela assistência social. Já no mês de março, foram identificados 45 cadáveres em todo o Estado, não havendo naquele período atendimentos de pessoas vivas provenientes de hospitais ou de órgãos de assistência social.

Esses números refletem o compromisso contínuo da instituição em oferecer respostas rápidas e técnicas à sociedade, garantindo cidadania, dignidade e justiça às famílias que enfrentam a dor do desaparecimento de entes queridos.

“Essa ação demonstra o compromisso do Estado com a dignidade humana e com a aplicação da ciência forense em prol da justiça e da cidadania. O Acre, agora inserido na rede nacional, reafirma seu papel ativo no enfrentamento do desaparecimento de pessoas”, destacou o diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva.

Com esse marco, o Estado do Acre se consolida como integrante efetivo da Rede Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, contribuindo ativamente para fortalecer políticas públicas de segurança e cidadania no Brasil.

Fonte: Assessoria Polícia Civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Cálculo é do Impostômetro, ferramenta de estimativa de tributos criado pela Facesp, ACSP e IBPT.
Ação cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e apreendeu arma de fogo em operação que integra rede nacional de combate às organizações criminosas.
O suspeito foi localizado durante abordagens de rotina da Operação Tolerância Zero, realizadas na rodovia BR-070, na noite de sábado (26)
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o Acre registrou 660 casos confirmados da doença entre janeiro de 2020 e dezembro de 2024

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 podem pedir a isenção da taxa de inscrição até a próxima sexta-feira, 2 de maio. Inicialmente, o edital

A coletiva será às 9h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac)
O alerta começou a valer nesta segunda-feira, 28, e segue até as 10h da manhã de terça-feira (29).
O assunto da prosa foi a possibilidade do astro do futebol vir ao Acre participar das festividades da ExpoAcre 2025, que será realizada primeiro, de 1º a 6 de julho
Não existem mais publicações para exibir.