Acre está entre os estados com tendência de alta nos casos de síndrome respiratória em crianças

Capital Rio Branco também apresenta sinal de crescimento na incidência de SRAG; vírus sincicial respiratório é principal causador.

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Acre está entre os 11 estados brasileiros com tendência de crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o novo boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado na quinta-feira, 3 de abril. O levantamento alerta especialmente para o aumento das hospitalizações entre crianças de até dois anos, com destaque para o impacto do vírus sincicial respiratório (VSR).

Além do Acre, outras unidades da federação que apresentam sinal de crescimento nas últimas seis semanas incluem Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte e Roraima. No Norte do país, Acre e Amapá têm níveis de incidência considerados de moderado a muito alto.

A capital acreana, Rio Branco, também aparece entre as 12 capitais do país com alerta de incidência de SRAG e tendência de alta no longo prazo.

A pesquisadora Tatiana Portella, da Fiocruz, destaca que os casos vêm sendo impulsionados principalmente pela circulação do VSR, e orienta o uso de máscaras do tipo N95 ou PFF2 por pessoas com sintomas gripais, sobretudo em ambientes como postos de saúde.

A Fiocruz também alerta para a circulação do rinovírus, que tem afetado crianças e adolescentes de 2 a 14 anos nas regiões Norte e Centro-Oeste. Já em relação à influenza, o boletim indica que ainda não há crescimento significativo de casos graves, mas que é provável que isso ocorra nas próximas semanas, especialmente em algumas regiões do país.

A GAZETA DO ACRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Apesar dos desafios, a operação seguiu com o apoio de ribeirinhos da comunidade local
Segundo informações de familiares, ele passou mal na noite de sábado, foi levado ao médico, mas acabou não resistindo após sofrer uma parada cardíaca.
A solenidade de inauguração contou com a presença de importantes autoridades do Estado, entre elas, a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, que destacou a parceria do governo em fortalecer a
Especialistas da Embrapa atribuem essa queda à seca extrema e ao aumento das temperaturas, agravados pelo fenômeno El Niño, que afetaram a floração e a formação dos frutos das castanheiras.
A Justiça também impôs o pagamento de R$ 50 mil a título de danos morais coletivos por parte de cada réu, ressaltando que mesmo danos de menor extensão podem justificar
Os resultados da pesquisa se mostraram promissores para a criação de um inoculante bacteriano.
Explorado pelos maiores cartéis do Hemisfério Sul, o negócio envolve bilhões de dólares e conta com a parceria de facções nacionais
A aplicação será feita pelo Instituto Nosso Rumo, responsável pela organização do certame.
Não existem mais publicações para exibir.