Boto-cor-de-rosa Encalha no Rio Jordão e é Devolvido à Natureza por Indígenas

O animal foi encontrado por indígenas da aldeia Belo Monte, que prontamente realizaram a devolução do boto à natureza, respeitando a crença de proteção a essas criaturas.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostrou o momento em que um boto-cor-de-rosa, uma das espécies mais emblemáticas da fauna amazônica, ficou encalhado no Rio Jordão, no Acre. O animal foi encontrado por indígenas da aldeia Belo Monte, que prontamente realizaram a devolução do boto à natureza, respeitando a crença de proteção a essas criaturas.

De acordo com Leandro de Jesus Lima, chefe de gabinete do vice-prefeito Cleiber Kaxinawá, do município de Jordão, o incidente ocorreu recentemente na cabeceira do Rio Jordão, região próxima à aldeia. “Sim, chegou pra gente, de imediato. Isso aconteceu no rio Jordão, na aldeia Belo Monte, e foi esses dias mesmo, no dia da postagem. Os botos, quando ocorre a cheia, costumam subir para as cabeceiras dos rios, mas, como o volume de água não estava suficiente, o animal acabou encalhando”, explicou Leandro.

O chefe de gabinete também ressaltou o respeito profundo dos indígenas com a fauna local. “O pessoal aqui na região tem um respeito muito grande com esses animais e, quando algo assim acontece, eles devolvem o boto para a natureza para que ele possa voltar em paz. Não faz parte da cultura se alimentar desses animais, que são considerados sagrados aqui”, afirmou.

O boto-cor-de-rosa, também conhecido como “boto tucuxi”, é uma das espécies mais simbólicas da Amazônia e está frequentemente associado às lendas e tradições locais. Sua proteção e respeito são essenciais para a preservação da biodiversidade da região.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Jorgean ainda foi socorrido e levado para a unidade de saúde do município, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
O evento teve como objetivo chamar a atenção da população para a importância da inclusão das pessoas com TEA
As ações intensificadas a partir de hoje se estenderão por Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
O impacto foi forte, deixando o veículo sobre a calçada. No carro, estavam duas pessoas, mas ninguém ficou ferido.
Diante da repercussão, a Secretaria de Assistência Social do município tomou providências para garantir um funeral mais digno.
O corpo foi localizado por moradores. Segundo uma moradora do bairro o homem teria caído com o rosto em uma poça e se afogado.
As informações são do Corpo de Bombeiros de Feijó.
Os dois suspeitos já foram identificados, e os mandados de prisão deverão ser expedidos em breve.
Não existem mais publicações para exibir.