Donas de casa são maioria das vítimas de feminicídio no Acre, diz estudo do MPAC

72% desses crimes foram praticados contra mulheres com filhos, deixando 118 órfãos por parte de mãe desde 2018.

As donas de casa são a maioria das vítimas de feminicídio no Acre, segundo estudo do Ministério Público do Estado (MPAC). Dos 71 crimes do tipo registrados entre 2018 e janeiro de 2024, vinte e um foram praticados contra mulheres que trabalham no próprio lar, número que representa quase 30% do total.

Em seguida, no ranking, aparecem as estudantes, que somam 10 casos (ou 14%). A lista segue com autônomas (6), agricultoras (4) e empregadas domésticas (3).

Tiveram um registro de feminicídio, cada, as seguintes ocupações: aposentada, artista de rua, assistente administrativo, assistente legislativo, atendente, bancária, cantora, corretora de seguros, diarista, gerente de restaurante, manicure, office girl, monitora escolar, vendedora e profissional do sexo.

Profissões não informadas somam 12.

Do total de feminicídios consumados no Acre no período analisado pelo estudo do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MPAC, 72% foram praticados contra mulheres com filhos, deixando 118 órfãos por parte de mãe. Por outro lado, 21% não tinham filhos e 7% não constam a informação de maternidade.

Os filhos presenciaram o crime em 1/3 dos 71 registros de feminicídios.

A GAZETA DO ACRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Nas imagens, é possível ouvir a narração de um morador que registra a cena e informa que o incêndio teve início de forma repentina. As chamas se alastraram rapidamente, provocando
De acordo com o Capitão Thales Campos, subcomandante do 6º Batalhão da PM no Juruá, a guarnição foi acionada via COPOM para atender uma ocorrência de encontro de cadáver.
De acordo com informações repassadas à reportagem, momentos antes da colisão, Márcio teria sofrido uma súbita elevação da pressão arterial, o que provocou um breve apagão.
Manoel tem um propósito que carrega com fé e determinação, evangelizar pelas ruas, igrejas e praças do Brasil, compartilhando a história de transformação que viveu após um passado marcado pelo
Apesar do impacto, o motociclista não sofreu ferimentos graves.
As inscrições vão ocorrer até 2 de maio, das 8h às 15h, na área urbana e rural do município de Feijó.
A colisão foi traseira e envolveu um carro conduzido por um vendedor de Rio Branco que faz vendas na região e estava indo para Mâncio Lima.

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira, 29, a Lei nº 15.129/2025, que reconhece o município de Sena Madureira, localizado no interior do Acre, com o título de Capital Nacional

Não existem mais publicações para exibir.