Enem 2025 terá data diferente em Belém, Ananindeua e Marituba por causa da COP 30

A decisão foi tomada após articulação entre o Governo do Estado do Pará, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Foto: Shutterstock

Os estudantes de Belém, Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana da capital paraense, farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 em uma data distinta do restante do país. A decisão foi tomada após articulação entre o Governo do Estado do Pará, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A mudança foi anunciada oficialmente nesta sexta-feira (9) e tem como objetivo evitar prejuízos aos candidatos durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025 em Belém.

Segundo o governo paraense, a alteração leva em conta o calendário escolar estadual, que passará por ajustes devido ao evento internacional. A COP 30 deve provocar impactos significativos na mobilidade urbana, na segurança pública e na rotina das escolas da região — fatores que poderiam comprometer a logística de aplicação do Enem.

Com isso, os estudantes dos três municípios mais diretamente afetados pela conferência terão um cronograma próprio para a realização das provas, com a promessa de que as novas datas garantirão igualdade de condições e tranquilidade para todos os participantes.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O livro traz narrativas ambientadas nas comunidades, rios e vilas da região do Juruá, retratando dramas humanos e aspectos do cotidiano amazônico.
As causas do acidente ainda não foram oficialmente divulgadas.
A construção da fogueira envolveu cerca de 20 homens da comunidade e contou com apoio da prefeitura de Mâncio Lima.
A operação foi realizada de forma conjunta entre os bombeiros e os profissionais do Samu.
As escolas participantes devem criar a Comissão Convida, responsável pela elaboração de um projeto de ação com base em três eixos temáticos: territórios saudáveis, territórios que protegem e territórios de

Foto: Tony Winston/Agência Brasília O estado do Acre está entre os poucos do país que começaram a apresentar sinais de estabilização ou queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

A previsão é que ele permaneça na cidade por cerca de dez dias.
Ainda não há informações se Feitosa ocupará um cargo na prefeitura.
Não existem mais publicações para exibir.