O fim de semana no Acre será marcado por um clima quente e instável, com possibilidade de chuvas pontuais e temporárias até o sábado, 12. O calor continua predominando, com temperaturas variando entre 32ºC e 35ºC durante o dia e mínimas de 21ºC a 24ºC à noite. A previsão é do pesquisador meteorológico Davi Friale, que destaca a continuidade de um clima quente, com sol intercalado com algumas nuvens.
No domingo, 13, a situação muda. Friale alerta para um tempo mais instável, com chuvas que poderão ocorrer a qualquer momento, principalmente no período da tarde e noite.
As precipitações mais intensas são esperadas para a segunda-feira, 14, afetando especialmente as regiões do leste e sul do estado, incluindo municípios como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira. A previsão indica que as chuvas podem ser bastante volumosas, resultando em possíveis transtornos para a população de áreas vulneráveis.
“Entre domingo e segunda-feira, há risco de alagamentos de ruas, transbordamento de córregos e pequenos igarapés, além de deslizamentos de terra em algumas regiões”, alerta o pesquisador. Com isso, a Defesa Civil recomenda atenção redobrada, especialmente para aqueles que residem em áreas de risco.
Os ventos no fim de semana devem permanecer fracos a moderados, variando entre direções como norte, noroeste, nordeste e, no domingo e segunda-feira, podendo soprar de sudeste, com variações de sul e leste.
Quanto ao fenômeno da friagem, que provoca uma queda acentuada nas temperaturas, Friale informa que não há previsão de frio polar para o estado até pelo menos o dia 20 de abril.
Por A Gazeta do Acre