Foto: Juan Diaz/ContilNet
O tempo de frio intenso já tem data para atingir o Brasil ainda neste mês de abril. Será a partir do dia 23, segundo o portal Climatempo, cujas previsões apontam para uma massa de ar frio de origem polar, com forte intensidade — ainda mais severa do que a registrada no início do mês.
Depois da primeira onda de frio do outono, que atingiu o país no primeiro fim de semana de abril e derrubou as temperaturas, especialmente no Sul, Sudeste e até em Mato Grosso do Sul, o Brasil voltou a enfrentar uma onda de calor. Mas o frio tem data para retornar.
A trajetória da nova massa de ar frio deve levar o fenômeno até estados como Rondônia, Acre e o sul do Amazonas. Apesar da previsão de queda nas temperaturas, abril ainda deve terminar com valores dentro ou acima da média em todo o país, segundo simulações atmosféricas do Climatempo.
Essa nova massa de ar polar deve seguir uma trajetória continental, com o ar frio avançando pelo interior do continente. Isso aumenta seu poder de resfriamento, especialmente sobre o interior das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde o impacto deve ser mais intenso.
Após um fim de semana de tempo instável em grande parte do país, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para a permanência do clima chuvoso em ao menos 20 estados nesta segunda-feira (14). O Acre está no caminho das chuvas.
No Centro-Sul do país, o clima deve ser mais ameno, mas ainda com previsão de chuva forte no litoral sul, em Mato Grosso e Goiás. No Norte e Nordeste, o centro de baixa pressão segue atuando com intensidade, provocando precipitações mais fortes. O Inmet emitiu três alertas para chuvas intensas nas próximas horas.
Por Contilnet