Jorge Viana fala de estratégias da Apex para impulsionar exportações de pequenos negócios e ampliar o papel do Brasil no comércio global

Iniciativas como "Exporta Mais" e avanços na bioeconomia fortalecem a atuação do país em novos mercados internacionais

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, revelou as estratégias que a entidade vem adotando para estimular as exportações de micro e pequenas empresas brasileiras, especialmente nas regiões Nordeste e Amazônia.

Entre os programas destacados, estão o “Exporta Mais”, em parceria com o Sebrae, e o “PayX”, que habilita negócios em todos os estados a se tornarem exportadores. “Em 2024, trabalhamos com 21 mil empresas, sendo 54% micro e pequenas”, enfatizou Viana.

Dados do Ministério da Economia, analisados pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA CIN), mostram que, em 2024, a região Norte exportou US$ 29,6 bilhões, sendo que o Pará respondeu por cerca de US$ 23 bilhões desse total, evidenciando o crescimento da região na balança comercial brasileira.

Desafios e Potenciais

Viana também abordou os desafios da concorrência internacional, citando as barreiras impostas por novas políticas econômicas, como o protecionismo dos Estados Unidos, e destacou o potencial do Brasil em áreas estratégicas:

  • Bioeconomia;
  • Energia renovável;
  • Hidrogênio verde.

Segundo ele, “o Brasil pode ser protagonista na nova economia sustentável, aproveitando suas riquezas naturais e matriz energética limpa.”

Exportações e Logística

Apesar dos avanços, o presidente da Apex salientou que o Brasil ainda enfrenta gargalos logísticos e precisa investir mais em:

  • Ferrovias;
  • Portos;
  • Estradas;
  • Armazenagem.

“Temos um sucesso tão grande nas exportações que precisamos ampliar nossa infraestrutura para acompanhar o crescimento”, afirmou.

Ele também lembrou que o país possui 40 milhões de hectares já desmatados, que podem ser aproveitados para ampliar a produção agrícola sem necessidade de novos desmatamentos.

Crescimento e Diversificação de Mercados

O Brasil abriu quase 400 novos mercados internacionais entre 2023 e 2024, consolidando a sua posição em setores tradicionais e emergentes. Entre os mercados estratégicos destacados estão:

  • Agricultura e alimentos;
  • Indústria de alta tecnologia (como aviação, semicondutores e data centers);
  • Energia sustentável.

“Hoje, o Brasil é o segundo principal destino mundial de investimentos e tem um papel estratégico na segurança alimentar e energética global”, reforçou Viana.

Amazônia em Destaque

Na próxima edição da COP, a Apex apresentará uma exposição exclusiva de produtos da bioeconomia amazônica, como o açaí e a castanha-do-Brasil, reforçando o papel da floresta em um modelo de desenvolvimento sustentável.

Viana, que é engenheiro florestal e ex-governador do Acre, pontuou: “O potencial da Amazônia é quase infinito e pode ser o motor de uma nova economia verde.”

Impactos Globais e Perspectivas

Comentando sobre os efeitos das novas tarifas comerciais dos EUA, Viana alertou para os riscos de uma guerra comercial em um momento em que o mundo precisa de:

  • Investimentos;
  • Crescimento econômico;
  • Redução da desigualdade;
  • Combate às mudanças climáticas.

“A crise climática exige um novo modelo econômico mais justo, sustentável e inclusivo, e o Brasil pode liderar essa transformação”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O evento será realizado na noite da próxima quarta-feira, 30 de abril, e a expectativa é reunir um público de aproximadamente 40 mil pessoas.
O evento contou com a presença dos nove vereadores, do prefeito Naudo Ribeiro, do vice-prefeito, além dos secretários municipais e convidados especiais.
Durante o evento, representantes do Hospital de Amor falaram da importância das doações para garantir os atendimentos:
O que era apenas uma brincadeira durante jogos beneficentes logo se transformou em uma paixão que chamou atenção dos organizadores de eventos esportivos.
Seleção oferece 48 vagas para cursos de graduação, com aplicação de prova objetiva e redação.
Jackeline de Souza Costa, de 35 anos, teve forte hemorragia e foi encontrada desacordada na tarde deste sábado, 26.
Estado apresenta redução significativa em comparação aos anos anteriores; vacinação continua sendo fundamental
Fórum deliberativo será realizado em junho, na capital acreana, para atualização da proposta de repartição de benefícios
Não existem mais publicações para exibir.