Lideranças Indígenas e Comunitárias do Juruá Elegem Delegados para o Fórum do Programa Isa Carbono

Fórum deliberativo será realizado em junho, na capital acreana, para atualização da proposta de repartição de benefícios

Representantes dos povos indígenas, ribeirinhos, extrativistas e agricultores familiares dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves elegeram, na sexta-feira (25), os delegados que irão representar a Regional Juruá no fórum deliberativo do Programa Isa Carbono. O evento ocorrerá nos dias 12 e 13 de junho, em Rio Branco, para debater a atualização da proposta de repartição de benefícios do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa).

O encontro, realizado no Centro Diocesano de Treinamento, em Cruzeiro do Sul, incluiu oficinas de capacitação sobre mudanças climáticas, a legislação do Sisa e a metodologia de repartição de benefícios do programa de REDD+ Jurisdicional.

Delegados Eleitos

Representando os povos indígenas da Regional Juruá, foram eleitos nomes como Lucila Nawa e Ilson Carneiro Vieira Nawa, Biraci Brasil Yawanawa e Fernando Carneiro Noke Kui, entre outros de diversas etnias, como Apolima Arara, Apiwtxa, Kuntawa, Nukini e Jaminawa Arara.

Já entre os representantes das comunidades tradicionais, como ribeirinhos, extrativistas e agricultores familiares, foram eleitos Francisco Arlindo Pinheiro de Melo, Iorana Beatriz Melo de Oliveira, Leilizane Felix da Silva, Maria da Glória Batista da Silva, entre outros.

Participação Ampla e Diálogo Ativo

O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, apresentou o estudo técnico que norteia as propostas de atualização da repartição de benefícios. A presidente do IMC, Jaksilande Araújo, destacou a importância do diálogo com as comunidades e da indicação democrática dos delegados.

“Encerramos essa etapa com muito diálogo, escuta participativa e troca de conhecimentos. Agora seguimos para a fase final do processo com todas as regionais reunidas em Rio Branco”, afirmou Jaksilande.

O evento contou ainda com representantes da Funai, Sesai, ICMBio, Ministério Público Estadual, Conservação Internacional e organismos internacionais como Norad, Pnud, Earth Innovation Institute e a Cooperação Alemã GIZ.

Calendário de Próximas Consultas

  • Feijó (Tarauacá/Envira): 8 e 9 de maio
  • Jordão (Consulta extra): 12 e 13 de maio
  • Sena Madureira (Purus): 15 e 16 de maio
  • Rio Branco (Baixo Acre): 27 e 28 de maio

O fórum final acontecerá nos dias 12 e 13 de junho, reunindo todos os delegados eleitos para a deliberação coletiva.

Transparência e Acesso à Informação

Para garantir transparência, o governo do Acre disponibiliza todos os documentos, relatórios e atas das consultas no site do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O evento contou com a presença dos nove vereadores, do prefeito Naudo Ribeiro, do vice-prefeito, além dos secretários municipais e convidados especiais.
Durante o evento, representantes do Hospital de Amor falaram da importância das doações para garantir os atendimentos:
O que era apenas uma brincadeira durante jogos beneficentes logo se transformou em uma paixão que chamou atenção dos organizadores de eventos esportivos.
Seleção oferece 48 vagas para cursos de graduação, com aplicação de prova objetiva e redação.
Jackeline de Souza Costa, de 35 anos, teve forte hemorragia e foi encontrada desacordada na tarde deste sábado, 26.
Iniciativas como "Exporta Mais" e avanços na bioeconomia fortalecem a atuação do país em novos mercados internacionais
Estado apresenta redução significativa em comparação aos anos anteriores; vacinação continua sendo fundamental
Previsão indica possibilidade de temporais em pontos isolados; calor segue intenso em todo o estado
Não existem mais publicações para exibir.