Navio da Marinha inicia nova fase da Operação Acre com atendimentos em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter

A antecipação da nova fase da Operação Acre foi necessária devido à elevação do nível do Rio Juruá.

Na próxima segunda-feira (10), o Navio da Marinha, sob o comando do Capitão de Corveta Hallan Maforte, inicia uma nova fase da Operação Acre. Partindo de Cruzeiro do Sul, a embarcação levará atendimento médico e assistência hospitalar a municípios isolados do Vale do Juruá, incluindo Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Juruá Mirim, Paraná dos Mouras e Triunfo.

A missão exige um grande esforço logístico e conta com a parceria fundamental das prefeituras através da secretarias de saúde e governo do estado, responsáveis por organizar as populações e divulgar as datas e locais dos atendimentos. “Essa operação é essencial para garantir assistência médica a quem mais precisa. Levamos consultas médicas, exames de imagem, como raio-X e mamografia, além da entrega de medicamentos para que o paciente já inicie o tratamento”, destacou o Capitão Maforte.

A antecipação da nova fase da Operação Acre foi necessária devido à elevação do nível do Rio Juruá. Para garantir a passagem segura do navio sob a ponte e a rede de alta tensão, a equipe realizou diversas reuniões com a Energisa, que forneceu apoio técnico, medições e acompanhamento da travessia. “Essa foi uma das etapas mais críticas da operação, mas tivemos o suporte necessário para garantir a segurança da embarcação e da tripulação”, explicou o comandante.

Neste ano, a Operação Acre completa 25 anos e segue aprimorando seus serviços. Um dos avanços mais significativos é a parceria com a ONG Américas Amigas, de São Paulo, que auxilia na realização e laudos dos exames de mamografia. Além disso, a ONG acompanha os casos identificados que precisam de novos exames ou tratamentos específicos.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os cidadãos devem ficar atentos, pois aqueles que não realizarem o procedimento até o dia 19 de maio terão seus documentos cancelados.
A situação alarmante das margens do Rio Juruá reflete a urgência de ações coletivas e individuais para preservar o meio ambiente e a saúde da população.
A medida, que começou em 15 de novembro do ano passado, é essencial para a preservação e reprodução dos peixes na região.
Por maioria de seis votos, os ministros decidiram que essas mudanças já deveriam valer para as eleições de 2022.
Os números sorteados foram: 27 – 30 – 37 – 40 – 46 – 47.
Outros 30% consideram o governo Lula 3 como regular e 1% não sabe ou não respondeu.
Além do milho, a produção de mandioca no estado também cresceu, passando de 495.940 toneladas em 2024 para 511.423 toneladas em 2025, um aumento de 3,1%.
No acumulado dos últimos 12 meses, a retração do volume de serviços no Acre foi de 2,1%.
Não existem mais publicações para exibir.