Parque Nacional da Serra do Divisor está entre as unidades de conservação mais pressionadas, aponta Imazon

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou estudo nesta terça-feira, 8, no qual o Parque Nacional da Serra do Divisor, localizado em Mâncio Lima, aparece como

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou estudo nesta terça-feira, 8, no qual o Parque Nacional da Serra do Divisor, localizado em Mâncio Lima, aparece como uma das unidades de conservação federal mais ameaçada e pressionada pelo desmatamento da Amazônia.

O estudo analisa dados de julho a setembro deste ano. A Serra do Divisor aparece em oitavo lugar no ranking de áreas protegidas mais pressionadas, identificadas pelo Imazon.


Foto: Marcos Vicentti

Além da Serra, que nos últimos anos se tornou um importante ponto turístico do estado do Acre, também aparece a Resex Chico Mendes, também do Acre, que lidera o ranking nacional.

Ícone do ativismo pelo uso sustentável da floresta, a Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes foi a área protegida mais pressionada pelo desmatamento na Amazônia no terceiro trimestre, entre julho e setembro deste ano. A unidade de conservação federal localizada no Acre liderou um ranking composto em grande maioria pelo Pará: dos 10 territórios protegidos sob maior pressão, sete ficam localizados em solo paraense.

Os dados são do levantamento trimestral “Ameaça e Pressão de Desmatamento em Áreas Protegidas”, publicado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Com uma metodologia que analisa o número de ocorrências de derrubada da floresta, e não a área total desmatada, esse estudo mostra quais territórios protegidos podem vir a ser os mais desmatados. E, consequentemente, os que precisam de ações urgentes para evitar o avanço da destruição.

A pesquisa também diferencia as áreas protegidas que tiveram mais ocorrências de desmatamento dentro dos seus territórios, o que é classificado como pressão, das que tiveram mais ocorrências ao redor, a até 10 km², o que é classificado como ameaça.

No caso do avanço da derrubada sobre os territórios, apesar do Acre ser o segundo menor estado da Amazônia Legal, possui duas áreas protegidas entre as 10 mais pressionadas.

Fotos: Marcos Vicentti
Redação, Juruá24HORAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Educador dedicou mais de 30 anos à formação de alunos em Cruzeiro do Sul
Segundo a gestão municipal, os novos profissionais serão distribuídos conforme a demanda de cada setor, suprindo lacunas.
Polícia Militar Atua para Garantir Segurança das Famílias Atingidas pela Cheia do Rio Juruá
A ação tem como objetivo implementar estratégias eficazes para salvar e guardar a saúde e o bem-estar dos animais.
Para garantir a segurança dos pets, a Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul, por meio do Centro de Zoonoses, está realizando o acolhimento temporário desses animais
Secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul Anuncia Atendimento Itinerante Durante Período de Alagação
O animal foi encontrado por indígenas da aldeia Belo Monte, que prontamente realizaram a devolução do boto à natureza, respeitando a crença de proteção a essas criaturas.
O nível do rio está em 13 metros e 70 centímetros e continua subindo, com uma previsão de mais chuvas nos próximos dias.
Não existem mais publicações para exibir.