Petróleo tem maior alta desde 2022 com troca de ataques entre Israel e Irã

Mais tarde, na sexta-feira, o Irã retaliou contra Israel, lançando centenas de mísseis balísticos.

Bombas de petróleo • 02/04/2025 – REUTERS/Pavel Mikheyev

Os preços do petróleo dispararam nesta sexta-feira (13) depois que Israel atacou instalações nucleares e militares iranianas, abalando os mercados globais e alimentando temores de um conflito maior na região.

O petróleo dos Estados Unidos e o petróleo Brent, referência global, atingiram seus maiores ganhos diários desde março de 2022, quando o mercado estava de olho na invasão da Ucrânia pela Rússia. Os benchmarks do petróleo também registraram seus maiores ganhos semanais desde outubro de 2022.

O petróleo norte-americano subiu 7,26%, fechando em torno de US$ 72,98 o barril na sexta-feira. O Brent valorizou 7%, fechando em torno de US$ 74,23 o barril. O petróleo dos EUA e o Brent haviam subido até 14% e 13%, respectivamente, no início do dia.

“Para os mercados, o foco agora está se voltando para como a situação pode piorar”, disse Jim Reid, estrategista de pesquisa do Deutsche Bank, em nota na sexta-feira.

Mais tarde, na sexta-feira, o Irã retaliou contra Israel, lançando centenas de mísseis balísticos.

“O principal canal pelo qual essa escalada poderia impactar a economia global seria por meio dos preços mais altos do petróleo”, disseram analistas da Capital Economics em nota na sexta-feira.

Um aumento nos preços globais do petróleo também pode reacender a inflação, complicando as perspectivas para formuladores de políticas como o Federal Reserve.

Por Agência Brasil 

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.