Bolívia não fará comportas no Rio Acre para não afetar lado brasileiro

Segundo o Deracre, cerca de 30% da primeira etapa está concluída, com previsão de entrega até o fim do ano.

Foto: reprodução

Representantes do governo do Acre estiveram nesta sexta-feira, 13, na cidade de Cobija, na Bolívia, para acompanhar de perto as obras de contenção da erosão às margens do Rio Acre, que corta a fronteira entre os dois países.

A visita técnica ocorreu após reunião com autoridades bolivianas, que detalharam o projeto em execução. A comitiva acreana foi formada por técnicos do Deracre, Casa Civil, Defesa Civil estadual e DNIT.

As intervenções no lado boliviano incluem muros de contenção para proteger áreas urbanas de deslizamentos causados pelas cheias do rio.

A vistoria contou com sobrevoo e deslocamentos por embarcação, permitindo a análise dos pontos mais afetados. Durante a agenda, o governo da Bolívia assegurou que não haverá construções que prejudiquem o fluxo das águas no lado brasileiro.

“Houve algumas mudanças nos projetos da Bolívia, e elas servem para tranquilizar e apaziguar a população, no sentido de que não serão construídas comportas nem qualquer coisa que possa causar complicações do lado brasileiro”, afirmou o diretor da Defesa Civil do Acre, capitão Rogério Oliveira.

O vice-ministro da Defesa Civil da Bolívia, Juan Carlos Calvimontes, destacou os impactos positivos para a cidade de Cobija.

“Serão recuperadas áreas verdes, infraestrutura esportiva e, principalmente, será garantido que, no futuro, não continuem ocorrendo deslizamentos e danos, pois já há risco de muitas moradias serem afetadas caso as chuvas continuem”.

Enquanto isso, no lado brasileiro, seguem as obras de contenção e urbanização da Orla de Brasileia. Segundo o Deracre, cerca de 30% da primeira etapa está concluída, com previsão de entrega até o fim do ano.

O projeto, dividido em quatro fases, deve ser finalizado até o fim de 2025, com recursos de emendas parlamentares e articulação com o governo federal para novas liberações de verba.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.