Projeto MPT na Escola promove capacitação para coordenadores em Cruzeiro do Sul

A formação teve como foco o combate ao trabalho infantil, a profissionalização de adolescentes e a promoção da saúde e segurança no ambiente escolar.

Uma capacitação realizada na tarde desta quarta-feira (7), no auditório da Representação da Secretaria Estadual de Educação (RSEE) em Cruzeiro do Sul, reuniu coordenadores de educação de diversos municípios do Vale do Juruá. O encontro faz parte do projeto “MPT na Escola”, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com secretarias de educação estaduais e municipais e o Sebrae.

A formação teve como foco o combate ao trabalho infantil, a profissionalização de adolescentes e a promoção da saúde e segurança no ambiente escolar. De acordo com Milla Oliveira, chefe do Departamento de Segurança Escolar da SEE, o projeto já está em seu terceiro ano de execução no Acre, alcançando as redes públicas de ensino dos 22 municípios. “O objetivo é levar essa abordagem para dentro das escolas, promovendo a conscientização de crianças e adolescentes sobre seus direitos, além de preparar educadores para lidar com situações de violência escolar, como o bullying e o cyberbullying”, explicou Milla.

Durante o encontro, também foram apresentados planos de aula semi-estruturados, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a proposta de facilitar o trabalho pedagógico sobre as temáticas abordadas. Segundo Rocinete Santos, coordenadora de ensino da SEE em Cruzeiro do Sul, essa reformulação contribui para que os professores integrem os conteúdos aos livros didáticos e às suas disciplinas de maneira mais efetiva.
“O projeto passou por uma reavaliação e traz um material pronto para ser trabalhado em sala de aula, respeitando os conteúdos da disciplina e o contexto do aluno. O mais importante é que os estudantes aprendam a identificar o que caracteriza o trabalho infantil e o que é uma contribuição saudável em casa, sem exploração”, destacou Rocinete.

O professor Nonato Bezerra, técnico da Secretaria Municipal de Educação de Marechal Thaumaturgo, considerou o momento enriquecedor. “Esse material é muito empolgante e vem somar aos conhecimentos pedagógicos e curriculares que já trabalhamos”, afirmou.

Após a formação, os coordenadores participantes serão responsáveis por multiplicar o conteúdo em suas respectivas escolas, por meio de encontros com professores e equipes pedagógicas.

JURUA24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

As causas do acidente ainda não foram oficialmente divulgadas.
A construção da fogueira envolveu cerca de 20 homens da comunidade e contou com apoio da prefeitura de Mâncio Lima.
A operação foi realizada de forma conjunta entre os bombeiros e os profissionais do Samu.
As escolas participantes devem criar a Comissão Convida, responsável pela elaboração de um projeto de ação com base em três eixos temáticos: territórios saudáveis, territórios que protegem e territórios de

Foto: Tony Winston/Agência Brasília O estado do Acre está entre os poucos do país que começaram a apresentar sinais de estabilização ou queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

A previsão é que ele permaneça na cidade por cerca de dez dias.
Ainda não há informações se Feitosa ocupará um cargo na prefeitura.
Manutenção na rede de transmissão pode causar interrupções de energia no Vale do Juruá.
Não existem mais publicações para exibir.