Relatório de Alan Rick a projeto de lei incentiva doação de alimentos

PL 2874/2019 prevê redução tributária para supermercados e estabelecimentos similares que doarem alimentos. O Senador Alan Rick está relatando importante projeto de lei que incentiva os supermercados e atacadistas a

PL 2874/2019 prevê redução tributária para supermercados e estabelecimentos similares que doarem alimentos.

O Senador Alan Rick está relatando importante projeto de lei que incentiva os supermercados e atacadistas a doarem alimentos. O PL 2874/2019, de autoria do Senador Ciro Nogueira, que está sob relatoria do parlamentar acreano na Comissão de Constituição e Justiça, estabelece que, nas doações de alimentos, será concedida dedução de 5% da base de cálculo sobre a qual incidem o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (que atualmente é de 2%).

“Sabe aqueles legumes e frutas mais feios ou aquela lata amassada, que muitos não querem comprar, mas que podem ser consumidos de forma segura, sem danos à saúde? É a doação desses alimentos que queremos incentivar os supermercados a fazer”, explicou Alan Rick.

Mesmo sendo um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mais de 3,2 milhões de brasileiros passam fome. E mesmo neste cenário de insegurança alimentar, em 2023, o total de alimentos perdidos pela ineficiência ou por validade vencida chegou a R$ 3,3 bilhões.

Conforme Alan Rick, o projeto é fundamental para mudar esse cenário, com impacto social muito positivo. “De 2008 a 2018, o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 267 milhões em serviços hospitalares com a desnutrição, conforme dados do DataSUS. Aumentar a doação de alimentos vai impactar diretamente na redução dos custos com saúde pública”.

Além disso, frisa o Senador, “o incentivo à doação de alimentos ajuda a reduzir o descarte de resíduos em lixões, valas, terrenos baldios e córregos urbanos, o que ameaça a saúde pública e o meio ambiente.”

Poderão receber as doações os bancos de alimentos, entidades beneficentes de assistência social e entidades religiosas, preferencialmente sem fins lucrativos.

O projeto está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, quando aprovado, irá direto para a Câmara dos Deputados.

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Logo em seguida, às 22h, é a vez de Wesley Safadão subir ao palco para fechar a Expoacre 2025 com chave de ouro.

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), na noite desta sexta-feira, 4, controlou rapidamente um incêndio na vegetação

O investimento garantirá mais de 240 mil mudas e contribuirá para a geração de renda entre pequenos agricultores
A agenda contou ainda com a inauguração da Praça de Táxi José Diógenes de Souza, construída com emenda destinada pela ex-deputada federal Mara Rocha, e da Rodoviária José Guilherme dos
O relato da turista chilena Loreto Belen, que acusa o líder indígena acreano Isaka Ruy Huni Kuî de estupro, feito em uma rede social, tem causado comoção no Acre.
em Cruzeiro do Sul, no último dia 22 de junho, segue apresentando melhoras significativas. A mãe, Leidy Mesquita, informou que conseguiu segurar a filha nos braços pela primeira vez.
E com algo entre 3 anos e 7 anos se resultar em lesão grave.
A Polícia Civil agora trabalha para apurar as circunstâncias da morte.
Não existem mais publicações para exibir.