Rota de desenvolvimento que inclui o Acre anima peruanos

O Peru está especialmente animado com a implementação de uma nova rota comercial e turística envolvendo o país e e Estados brasileiros, incluindo o Acre

O Peru está especialmente animado com a implementação de uma nova rota comercial e turística envolvendo o país e e Estados brasileiros, incluindo o Acre. A manifestação, segundo o Ministério do Planejamento, foi feita na segunda fase do projeto de Integração Sul-Americana, que ganhou forte impulso durante a Assembleia Anual dos Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que terminou neste domingo (10), em Punta Cana, República Dominicana.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e a delegação brasileira apresentaram e debateram as cinco rotas de integração em reuniões bilaterais ou trilaterais com sete ministros da região: Argentina, Peru, Equador, Colômbia, Uruguai, Chile e Paraguai.

O ministro de Finanças e Economia do Peru, José Arista Arbildo, além de mostrar entusiasmo pela Rota 3 (com múltiplas saídas do Brasil, via Acre e Rondônia pelo Peru, e Mato Grosso, via Bolívia). mencionou também uma saída hidroviária pela Rota 2, que também pode desembocar no Porto de Pucalpa, no norte do Peru, mas estimulou muito o Porto de Chancay, que está sendo construído pela iniciativa privada e pretende reduzir para cerca de 15 dias o tempo de transporte de mercadorias entre o continente sul-americano e a Ásia. No final da tarde de sábado, ocorreram as bilaterais com a ministra da Economia do Uruguai, Azucena Arbeleche; com o ministro da Fazenda do Chile, Mário Marcel.

ac24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Droga foi encontrada escondida em pneus e em mochila de passageiro de táxi; dois homens foram presos por tráfico.
Ao todo, são 211 mil bolsas de estudo oferecidas para mais de 370 cursos em 887 instituições de ensino privadas em todo o país
As ações fazem parte de uma estratégia robusta de enfrentamento aos delitos ambientais que afetam diretamente o bioma amazônico e a integridade das terras públicas federais.
Advogado nega que Isaka Ruy tenha fugido após ser acusado por turista chilena de estupro, agressão e roubo durante imersão espiritual no Acre.
Após ser hostilizada por senadores e deputados em audiências anteriores, ministra do Meio Ambiente volta ao Congresso para apresentar metas da pasta e falar sobre a COP30.
Sistema de defesa antiaérea vai aumentar capacidade do Exército; encomenda pode chegar a R$ 5 bi.
A lista saiu na edição do DOE desta segunda-feira (7)
Alterações no certame da SEE são resultado de mandado de segurança e não afetam os demais itens do edital; novos gabaritos já estão disponíveis no site da banca organizadora.
Não existem mais publicações para exibir.