Sem registros de Influenza Aviária, Acre reforça vigilância e prevenção

Mesmo livre da doença, estado mantém medidas de biosseguridade e pede colaboração dos produtores para preservar sanidade avícola

Após a confirmação do primeiro foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma avicultura comercial no Brasil – no município de Montenegro (RS) –, o Acre mantém-se livre da doença e intensifica as ações preventivas para preservar a sanidade do plantel local.

A informação sobre o caso no Sul do país foi divulgada na quinta-feira, 15, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que declarou estado de emergência zoossanitária de 60 dias no município afetado. O Mapa reforça que o consumo de carne de aves e ovos continua seguro e que o risco de transmissão da doença para humanos é considerado baixo, restrito a pessoas com contato intenso com aves infectadas.

No Acre, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) tem atuado de forma contínua para manter o estado fora da rota da doença. O órgão intensificou a vigilância ativa em criações comerciais e de subsistência, promoveu capacitações técnicas, reforçou a fiscalização em postos fixos, e tem realizado campanhas educativas com produtores.

“Temos trabalhado intensamente. Contamos com uma equipe preparada para situações de emergência e com um sistema robusto e eficiente, o que nos dá a confiança de que não teremos casos no Acre”, afirma Everton Arruda, coordenador estadual do Programa de Sanidade Avícola.

Entre as ações destacadas estão:

  • Orientação direta a produtores sobre práticas de biosseguridade;
  • Atualização do plano estadual de contingência;
  • Barreiras sanitárias e controle de acesso em granjas;
  • Reforço na desinfecção de ambientes e equipamentos.

Segundo o Idaf, a colaboração da população é fundamental, especialmente dos produtores e trabalhadores que têm contato direto com aves. Qualquer alteração no comportamento ou sinais de enfermidade nos animais deve ser comunicada imediatamente ao Instituto.

“Se o produtor observar qualquer alteração no comportamento dos animais, é recomendável entrar em contato com o Idaf do seu município para que a ocorrência seja notificada. A colaboração de cada cidadão é vital para mantermos a sanidade avícola em nosso estado e no país”, orienta Arruda.

Em 2024, o Serviço Veterinário Oficial do Acre já havia promovido um treinamento específico para situações de emergência com foco na gripe aviária, em Cruzeiro do Sul, capacitando técnicos e fortalecendo o sistema de resposta rápida.

Com medidas preventivas firmes e vigilância constante, o Acre se mantém em alerta, mas preparado para agir com agilidade em caso de qualquer suspeita.

 Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O Acre registrou, em 2023, o maior percentual de nascimentos de filhos de mães adolescentes em todo o país. De acordo com a pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2023, divulgada

As seis dezenas do concurso 2.864 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), deste sábado (17) no Espaço da Sorte, em São Paulo. O sorteio terá

Já em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, os índices devem ficar entre 60% e 70% durante a tarde, com máxima de 100% ao amanhecer.
Ao contrário do Acre, o Pará e o Amapá apresentaram queda nas ocorrências

Foto: Jardy Lopes Enquanto 12 estados brasileiros registraram aumento na taxa de desocupação no primeiro trimestre de 2025, o Acre se manteve estável, segundo os dados divulgados nessa sexta-feira, 16,

Com bolo gigante, prêmios, apresentações culturais e ações de saúde, festa promovida pela Prefeitura reuniu famílias de todos os cantos da cidade no Complexo Esportivo do bairro Aeroporto Velho.
A vítima foi identificada como Paulo Denis do Nascimento Ferreira, policial militar do município de Guajará (AM).
De acordo com informações da polícia, Teco foi executado a tiros enquanto consumia bebida alcoólica.
Não existem mais publicações para exibir.