Estado disponibiliza helicóptero Harpia 3 para prestar serviços de forma definitiva no Juruá

A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,

Fotos: Diego silva 

O helicóptero Harpia 3, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), foi disponibilizado pelo governo do Acre para prestar serviços de forma definitiva às secretarias de Estado de Saúde (Sesacre) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) na região do Juruá. A aeronave está à disposição desde a segunda-feira, 7, e na região atende ocorrências com necessidade de deslocamento rápido, como a oferta de serviços aeromédicos para ribeirinhos e populações indígenas, que habitam em regiões de difícil acesso, além de dar suporte às operações de segurança pública.

“O governo do Acre, por meio dos esforços do governador Gladson Camelí, cumpre a promessa de deixar à disposição uma aeronave, de forma permanente, ao povo do Juruá. Nossa equipe estará atuando em sistema de rodízio para cobrir a região, até que seja inaugurada a nossa base local, prevista para setembro”, ratifica o comandante da tripulação e piloto do helicóptero, Sérgio Albuquerque.

Diminuir o tempo de resgate salva vidas

A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo, portanto, o tempo de resgate.

Atualmente, o Harpia 3 realiza a remoção de pacientes de Marechal Thaumaturgo para Cruzeiro do Sul, solucionando os problemas de transporte aeromédico entre as localidades, ocasionados por obras no aeródromo de Marechal Thaumaturgo.

Luiz Augusto Barreiros, gerente-geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), explica que os pacientes serão regulados pela unidade. “A partir do contato feito pelo 192, havendo necessidade, uma equipe composta por médico e enfermeiro se deslocará até o local, por meio do helicóptero, e trará o paciente para o Hospital do Juruá”, esclarece.

No interior da aeronave foram feitas adaptações para que o transporte de pacientes seja feito com conforto e segurança. Diani Carvalho, coordenadora local da Sesacre, classifica o investimento como um avanço histórico. “É mais um ganho, em que, por meio da integração entre equipes do governo, beneficiamos a população. Quero, aqui, externar meus agradecimentos ao governador Gladson Camelí; ao secretário de Segurança Pública, coronel Américo Gaia; e ao titular da Sesacre, Pedro Pascoal, pela conquista histórica ao Juruá”, proferiu.

Por Agência de notícias do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Durante o procedimento de revista, o aparelho BodyScan — utilizado para detectar objetos e substâncias ilícitas — identificou o entorpecente.
Não existem mais publicações para exibir.