Produção local ganha destaque no Espaço Sebrae na Expoacre Juruá 2025

De acordo com Carlos Cesar, seu produto está sendo bem aceito pelos visitantes, o que aumenta suas expectativas em comercializar para fora da cidade.

Mel, farinha de mandioca, farofas, óleos e essências, doces de banana e camisas regionais são alguns dos produtos disponíveis na Loja Colaborativa do Espaço Sebrae na 20ª edição da Expoacre Juruá, que acontece até dia 6 de julho, em Cruzeiro do Sul.

O apicultor Carlos Cesar, da empresa Mel Mata Nativa, atua no ramo há 15 anos, mas recentemente formalizou o negócio. Ele, que participou da feira no Espaço Sebrae pela primeira vez, viu a atividade como uma saída para o desemprego.

“Meu pai já é apicultor, então, quando fiquei desempregado em 2010, vi ali uma forma de trabalhar e ganhar dinheiro. Recentemente, procurei o Sebrae porque quis me profissionalizar na área e, com isso, tenho recebido todo apoio, inclusive o incentivo para participar da feira”, destacou Carlos Cesar.

A coordenadora de Negócios do Sebrae, Rina Suarez, explica que a ideia da Loja Colaborativa é fazer com que o visitante vislumbre o potencial produtivo do Acre. “É importante destacar que todos são produtos aqui da região. Nosso objetivo é trazer para a feira a valorização do produtor e mostrar o que eles conseguem fazer a partir de um único produto”, disse.

De acordo com Carlos Cesar, seu produto está sendo bem aceito pelos visitantes, o que aumenta suas expectativas em comercializar para fora da cidade. “Aqui no espaço temos a demonstração direta do favo, e os visitantes gostam muito. Isso, para mim, é incrível. Eu amo o que faço, costumo dizer que eu cuido das minhas abelhas e elas cuidam de mim, elas são o meu sustento. Inclusive, estamos em processo de buscar uma regulamentação tanto para vender aqui dentro do estado quanto em todo o Brasil.”

O fomento aos pequenos produtores é um dos pilares que movimenta o Sebrae. Rina Suarez reforça o papel da instituição nesse processo. “Nosso papel é orientá-los, levá-los pelo melhor caminho. Trabalhamos a gestão, as finanças, a comercialização, até mesmo a identidade visual de uma embalagem correta. Então, em tudo isso, o Sebrae se faz presente”, enfatizou.

A Loja Colaborativa está aberta para visitação e comercialização durante todas as noites da feira, das 18h às 23h, no Espaço Sebrae. Mais detalhes sobre a programação serão divulgados no Instagram @sebraenoacre .

Por Assessoria 

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.