Durante a sessão da Câmara Municipal realizada na terça-feira, 6, o vereador Josafá Vale (União Brasil) apresentou um apelo contundente ao Poder Público para que sejam adotadas medidas urgentes no enfrentamento à crescente presença de pessoas em situação de dependência química nos espaços públicos do centro de Cruzeiro do Sul.
De acordo com o parlamentar, o ofício encaminhado reflete uma demanda direta da população, preocupada com a insegurança gerada por indivíduos que têm ocupado locais como a frente da Lojas e mercados, farmácias e outros locais.
“A comunidade nos procura diariamente para relatar situações preocupantes: abordagens agressivas, ameaças com armas brancas, consumo de drogas em plena luz do dia, intimidações e até exposição indecente. Mulheres, mães e famílias relatam medo constante, a ponto de evitarem locais públicos como a praça de skate”, afirmou Josafá durante sua fala na tribuna.
O vereador destacou que, embora os envolvidos sejam pessoas adoecidas pela dependência química, muitas vezes elas não têm discernimento suficiente para buscar tratamento por conta própria, o que exige uma atuação mais firme do poder público.
“Defendemos uma ação articulada entre saúde, assistência social e segurança pública. Em casos extremos, inclusive, deve ser considerada a possibilidade de internação compulsória, desde que respeitados os critérios legais, médicos e familiares”, acrescentou.
A proposta de Josafá Vale pede ainda que a Prefeitura, o Ministério Público e os órgãos de segurança se unam em uma força-tarefa para devolver a sensação de segurança e bem-estar à população, ao mesmo tempo em que oferecem alternativas de tratamento e reinserção social às pessoas em situação de rua e dependência química.
O pedido aguarda encaminhamento oficial e deve ser debatido nas próximas sessões legislativas.
Por Assessoria