Zequinha Lima realiza oficina de Planejamento Estratégico Situacional da gestão 

As atividades seguirão nesta terça-feira, 28, com oficinas setoriais, onde cada secretaria.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou nesta segunda-feira, 27,uma Oficina de Planejamento Estratégico Situacional com os  secretários municipais e adjuntos.  A meta é estruturar os objetivos estratégicos que nortearão a administração no período de 2025 a 2028, na gestão do prefeito Zequinha Lima.

As atividades seguirão nesta terça-feira, 28, com oficinas setoriais, onde cada secretaria, juntamente com seu corpo técnico, debaterá as ações prioritárias, detalhará metas e alinhará cada iniciativa aos objetivos estratégicos da gestão.  A estrutura final contará com 11 Objetivos Estratégicos e 11 Programas Temáticos, consolidando os projetos e ações a serem executados durante o  período administrativo.

O encontro tem como objetivos conceituar, debater e definir elementos essenciais para o direcionamento da gestão, como Missão, Visão, Valores e Cultura Organizacional. Além disso, os participantes discutiram o alinhamento do Plano de Governo com as demandas identificadas nas oficinas sociais realizadas anteriormente.

Aos secretários o prefeito Zequinha Lima destacou a importância do planejamento para garantir resultados efetivos da gestão “O desenrolar do nosso trabalho vai depender muito do que a gente vai assimilar aqui, do que a gente vai fazer a partir do que a gente vai discutir. Isso é muito importante para a gestão, para os secretários, e para planejar nossos futuros passos. É essencial que saibamos onde vamos pisar, e, para isso, precisamos planejar bastante,”concluiu Zequinha

Planejamento Estratégico Situacional

O Planejamento Estratégico Situacional – PES,é uma abordagem dinâmica e flexível de planejamento que se diferencia do modelo tradicional por sua ênfase no contexto e na participação social. Enquanto o  tradicional tende a ser linear, previsível e focado em metas estáticas, o PES reconhece a complexidade e a incerteza do ambiente, estruturando-se em torno de problemas concretos que emergem no momento. Valoriza a análise de situações específicas, a identificação de atores envolvidos, e a construção de soluções adaptáveis e negociadas, considerando não apenas objetivos de longo prazo, mas também os meios e os processos necessários para alcançá-los. 

Essa metodologia promove uma gestão mais participativa e responsiva, ajustando continuamente as ações às mudanças no cenário e fortalecendo a conexão entre decisão estratégica e resultados.

O encontro teve como principal objetivo conceituar, debater e definir elementos essenciais para o direcionamento da gestão, como Missão, Visão, Valores e Cultura Organizacional. Além disso, os participantes discutiram o alinhamento do Plano de Governo com as demandas identificadas nas oficinas sociais realizadas anteriormente.

Raphael Bastos, consultor especialista em gestão pública e CEO da empresa Notáveis, que assessora a prefeitura ,destacou o avanço promovido pela gestão. 

“O prefeito Zequinha está trazendo o Programa Avança Cruzeiro do Sul para impactar os resultados de uma vez por todas na região do Juruá e no estado do Acre. Traz Cruzeiro do Sul para o nível de governança pública moderna e inovadora, que se baseia no monitoramento de quatro indicadores: eficácia, eficiência, efetividade e emocional. Isso possibilita ao governante tomar decisões com base em números e resultados, criando uma atuação dinâmica que aproxima a decisão estratégica da gestão, da participação e do interesse social.  

Essa realidade já foi vivenciada em outros estados, como Minas Gerais, que viveu em seus tempos dourados o famoso ‘Choque de Gestão’. O prefeito Zequinha está trazendo o Programa Avança Cruzeiro do Sul para impactar os resultados de uma vez por todas na região do Juruá e no estado,” ressaltou Bastos.

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Além do prefeito de Jordão, prefeitos, prefeitas e vice-prefeitos de diversos municípios acreanos também marcam presença no evento
Prazo para apresentar defesa prévia ou indicar o condutor infrator termina em 11 de maio de 2025.
O conteúdo preconceituoso gerou forte repercussão entre alunos e moradores do estado.
O aviso também menciona ventos intensos, com velocidade entre 40 e 60 km/h.
A Escola, que tem 1.225 alunos, vai participar dos Jogos Escolares 2025 com 121 atletas. Inicialmente, os números pedidos são o 36, 38, 40 e 42.
A atividade faz parte de uma iniciativa que busca preparar os alunos para reagir com segurança e eficácia diante de ameaças reais.
Apesar dessa pressão, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), perdeu força ante fevereiro, quando marcou
Comunidade rural de Cruzeiro do Sul sofre com estrada danificada por caminhões de soja, prejudicando acesso de estudantes às aulas
Não existem mais publicações para exibir.