Petecão participa de missão na Europa e defende investimentos em tecnologias para modernizar a infraestrutura no Acre

Para o senador, a viagem é estratégica para o futuro da infraestrutura nacional
Logo Juruá 24horas em tons de cinza

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) está em missão oficial na Europa, onde integra a comitiva brasileira que partiu no domingo (4), rumo à Alemanha e à Dinamarca. A viagem, organizada pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA), visa conhecer as tecnologias de ponta utilizadas no Túnel Fehmarnbelt — o maior túnel submerso do mundo — e identificar soluções que possam ser aplicadas no projeto do Túnel Santos-Guarujá, com o intuito de modernizar a infraestrutura do Brasil.

A missão, que conta com 46 integrantes entre parlamentares, técnicos e representantes do setor de infraestrutura, é coordenada pelo deputado federal, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), presidente da FPPA e da Frente Parlamentar pela Ligação Seca (FPLS).

A delegação tem como objetivo principal o estudo de modelos de governança e a análise dos impactos socioeconômicos nas cidades decorrentes da movimentação de túneis. Para isso, serão realizadas reuniões e visitas técnicas em diferentes localidades e instituições de referência, além de uma reunião com o presidente da Comissão de Transportes do Parlamento Dinamarquês.

Para o senador, a viagem é estratégica para o futuro da infraestrutura nacional e conhecer tecnologias de ponta é essencial para que o Brasil avance com responsabilidade e eficiência em obras que impactam diretamente a logística e o desenvolvimento regional.

“Estamos conhecendo o que há de mais moderno em engenharia de túneis no mundo. Essa troca de experiências é fundamental para que o Brasil não apenas reduza o atraso em obras estruturantes, mas também aplique soluções viáveis, sustentáveis e de alto impacto social”, afirmou Petecão.

Além da relevância para o projeto do Túnel Santos-Guarujá — que promete encurtar de uma hora para cinco minutos a travessia entre as duas cidades —, Petecão reforça que o aprendizado da missão pode contribuir para ampliar a integração regional da Amazônia com mercados internacionais, especialmente via Oceano Pacífico.

“O Acre e toda a região Norte precisam de infraestrutura moderna para escoar sua produção. Ao conhecermos o que está sendo feito em lugares como Hamburgo [Alemanha] e Copenhague [Dinamarca], podemos planejar soluções viáveis para conectar melhor o Norte brasileiro, aproveitando, por exemplo, o potencial logístico do Porto de Chancay, no Peru”, explicou o senador.

A comitiva também visitou o Porto de Hamburgo, na Alemanha — um dos mais modernos do mundo — para observar práticas que possam ser adaptadas à realidade brasileira, em especial ao Porto de Santos, responsável por 30% do comércio exterior nacional.

O Túnel Fehmarnbelt, que liga a Alemanha à Dinamarca, terá 18,1 km de extensão e deve ser concluído em 2029. Já o Túnel Santos-Guarujá [São Paulo] será a maior obra submersa da América Latina, com 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros serão construídos sob o canal do Porto de Santos. O projeto está orçado em R$ 6 bilhões e terá leilão marcado para 1º de agosto.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o túnel brasileiro deverá gerar 9 mil empregos diretos e beneficiar mais de 2 milhões de pessoas, além de promover ganhos logísticos, redução de custos e menor emissão de gases poluentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Cerca de 90.994 famílias acreanas já estão sendo beneficiadas com as novas regras da tarifa social de energia elétrica, que garantem isenção total do pagamento pelo consumo de até 80
Com um investimento de mais de R$ 2,7 milhões, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), tornou realidade o Programa de Análise e Diagnóstico
O concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) segue em andamento, e a convocação para a fase de avaliação de títulos
Um incêndio de grandes proporções atinge desde a manhã desta terça-feira, 09, uma extensa área de vegetação entre os bairros Defesa Civil e Caladinho, na parte alta de Rio Branco.
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) julga nesta quinta-feira (10) uma consulta decisiva apresentada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-AC) sobre a possibilidade de nomeação de auditores fiscais
Já na disputa com kimono, Wendell ficou com a medalha de prata na categoria profissional, também faixa marrom e até 120 kg.
O prefeito Naudo Ribeiro destacou a importância da iniciativa e agradeceu o envolvimento dos trabalhadores e da comunidade.
De acordo com a pessoa que fez a denúncia do caso às autoridades, a mulher pretendia vender a bebê para pagar a faculdade.
Não existem mais publicações para exibir.