Decisão de Lula de escolher novo presidente do INSS incomoda PDT

O partido de Lupi, além do ministério, também corresponde a 17 deputados e 3 senadores no Congresso. Integrantes da legenda se disseram surpreendidos pelo anúncio na imprensa.

A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de excluir o ministro da Previdência, Carlos Lupi, da escolha do nome do novo presidente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) incomodou o PDT.

O partido de Lupi, além do ministério, também corresponde a 17 deputados e 3 senadores no Congresso. Integrantes da legenda se disseram surpreendidos pelo anúncio na imprensa. Pedetistas classificaram a situação de grande desconforto e também desrespeito com o partido e com Lupi.

Ao ter a “farra do INSS” exposta por investigação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria Geral da União (CGU), o ministro perdeu a capacidade de manter o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto e também ficou fora do processo de escolha do novo comando.

Nesta quarta-feira, o Planalto anunciou o procurador federal Gilberto Waller para vaga, alguém que estava fora do radar da política.

Para integrantes do PDT, a decisão tira o INSS do controle do partido e diminui as justificativas para permanência de Lupi no governo.

“Nunca foi porteira fechada. A gente já não estava muito feliz. Agora perdemos o INSS”, disse uma fonte do partido à CNN.

Desde o início da gestão, o PDT vem reclamando da falta de espaço. Exemplo disso foi o ministério da Previdência ter perdido a Dataprev, empresa pública de tecnologia e gestão dos dados dos assegurados, atualmente vinculada ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Por CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Em cada local, Pablo fez questão de ouvir, dialogar e reafirmar seu compromisso com a destinação de emendas parlamentares para fortalecer essas iniciativas que, segundo ele, transformam vidas.
Eré também destacou figuras pouco conhecidas, mas de grande importância para a história do Acre
A ação teve como objetivo fortalecer a segurança local, tanto para os próprios moradores quanto para os turistas que visitam uma das regiões mais belas e isoladas do Acre.
O senador afirmou que os recursos deveriam ser destinados a produtores rurais da região, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).
Moradores relatam encontrar os caramujos em quintais, jardins e até dentro de residências, especialmente após períodos de chuva.
Dei uma volta por aí e vi que é a terra da ladeira, né? Aqui tem muita ladeira, achei muito massa!”, disse Alanzim.
Para avançar, fontes do governo explicaram à CNN que isso só será possível com uma nova gestão à frente do INSS, que terá uma série de providências administrativas a serem
O CREAS esclarece ainda que já foi sugerida a internação em hospital ou clínica terapêutica, mas Tomás recusou o tratamento até o momento.
Não existem mais publicações para exibir.