Dólar e bolsa operam em queda com novos ataques de Trump a Powell

Por volta das 10h20, o Ibovespa recuava 0,60%, aos 128.878,55 pontos.

O Ibovespa e o dólar operavam em baixa nos primeiros negócios desta terça-feira (22), em meio a ajustes no principal índice acionário da bolsa brasileira pós-feriado, enquanto investidores reagem às novas críticas de Donald Trump a Jerome Powell.

Por volta das 10h20, o Ibovespa recuava 0,60%, aos 128.878,55 pontos.

No esmo horário, o dólar à vista tinha queda de 0,61% ante o real, cotado a R$ 5,7715.

Na segunda-feira (21), enquanto o mercado estava fechado no Brasil, Trump voltou a pedir cortes nos juros do Fed e a atacar a postura de Powell na liderança do BC americano, gerando dúvidas sobre a independência da autoridade monetária e levando as bolsas de Nova York a sofrer tombos de cerca de 2,5%.

Além das novas declarações de Trump, o mercado opera de olho nas altas do petróleo e minério de ferro, na esteira dos estímulos chineses ao setor de serviços anunciados sexta-feira, além de corte de combustíveis por Pequim para estimular o consumo interno.

Os rendimentos longos dos Treasuries também cedem por cautela com a guerra de tarifas dos EUA e pressão do presidente Donald Trump para o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) baixar juros, além de ameaçar demitir o chairman do BC americano, Jerome Powell.

No boletim de mercado Focus, a mediana para a inflação suavizada nos próximos 12 meses caiu pela décima semana consecutiva, de 5,01% para 4,95%.

No radar do mercado financeiro, estão o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que participa de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado às 10 horas. No mesmo horário, o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulga relatório sobre as perspectivas econômicas. Em seguida, o Tesouro faz leilões de NTN-B e LFT (11h).

Por CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Uma equipe do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) esteve no local para organizar o tráfego e apurar as causas do acidente.
De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, o suspeito já havia sido preso outras duas vezes neste ano
De acordo com a PMAC, um boletim de ocorrência foi registrado um Boletim de Ocorrência com poucos detalhes do caso, mas o crime não foi oficialmente confirmado.
Foragido desde 2024, o homem também é investigado por envolvimento com organização criminosa na região do Juruá
O relator designado para o projeto foi o deputado Damião Feliciano (União-PB), que poderá apresentar alterações em relação ao projeto de autoria da deputada Dani Cunha.
Além do Acre, adotam a política o Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande
Gonzaga destacou que a agenda foi importante para fortalecer a parceria comercial entre os dois países.
A ação faz parte do cumprimento da Lei Lucas, que determina a capacitação periódica de professores e demais funcionários das escolas
Não existem mais publicações para exibir.