Médico é demitido após receitar ibuprofeno de 2 em 2 horas a paciente

O caso ocorreu na última segunda-feira (28/4) e levou ao desligamento do profissional dois dias depois.

Divulgação/Prefeitura Municipal da Serra

Um médico foi demitido pela Prefeitura da Serra, no Espírito Santo, após prescrever uma dose considerada excessiva de ibuprofeno a uma paciente atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra Sede. O caso ocorreu na última segunda-feira (28/4) e levou ao desligamento do profissional dois dias depois.

A paciente, uma jovem de 26 anos que preferiu não se identificar, procurou a unidade com queixas de dores nas costas e na cabeça. Durante o atendimento, ela recebeu uma receita com orientação para tomar 600 mg de ibuprofeno a cada duas horas — um intervalo incomum e potencialmente perigoso, segundo profissionais da saúde.

A prescrição gerou desconfiança na paciente, que havia administrado o medicamento para os filhos em outras ocasiões e estranhou a dosagem. O erro foi percebido na farmácia da própria unidade, antes que a medicação fosse entregue ou utilizada.

Apuração segue em andamento
Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria Municipal de Saúde da Serra confirmou que houve uma falha na prescrição e que a medicação não chegou a ser administrada. O órgão informou que o erro foi corrigido imediatamente ainda na farmácia da UPA, e que o médico foi desligado do cargo na quarta-feira (30/4).

Em nota, a secretaria declarou que “não compactua com a situação relatada” e que iniciou uma apuração interna para investigar outras possíveis condutas irregulares do profissional.

O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) também foi procurado pela reportagem para comentar o caso, mas não obteve resposta até a publicação da matéria.

Por: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O líder do partido na Câmara, Mário Heringer (PDT-RS), já havia admitido essa possibilidade em entrevista à CNN.
O fenômeno pode comprometer a visibilidade nas primeiras horas do dia, exigindo mais cautela de motoristas e pedestres.
O estado registrou apenas seca fraca em parte de seu território e, em algumas regiões, ficou completamente livre do fenômeno.
A Terra Indígena Kuntanawa está localizada dentro da Reserva Extrativista – Resex do Alto Juruá.
Durante sua visita à capital federal, Josafá se reuniu com o deputado federal Eduardo Veloso (União Brasil), que garantiu o apoio para a realização de uma ação de saúde no
Volume acumulado chegou a 357,8 mm, enquanto média histórica do mês é de 197 mm.
As informações constam na reportagem do jornalista Tiago Mali, Colunista do UOL, publicada nesta sexta-feira, 2.
Os ventos sopram fracos, vindos do sudeste, com variações do sul e de leste.
Não existem mais publicações para exibir.