Chuvas aliviam seca no Acre e parte da região Norte, aponta relatório da ANA

O estado registrou apenas seca fraca em parte de seu território e, em algumas regiões, ficou completamente livre do fenômeno.

FOTO: SÉRGIO VALE

O Acre apresentou uma redução nas áreas sob seca nos meses de fevereiro e março deste ano, segundo dados do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O estado registrou apenas seca fraca em parte de seu território e, em algumas regiões, ficou completamente livre do fenômeno.

A melhora nas condições climáticas se deu devido às chuvas acima da média registradas na região Norte, o que amenizou os efeitos da estiagem em estados como Acre, Amazonas e Rondônia. No caso do Acre, a situação é considerada estável e apresenta tendência de melhora em relação ao ano passado, quando a seca foi mais severa e afetou diretamente o abastecimento de água em alguns municípios do interior.

Já o Amapá e o Pará ficaram totalmente livres da seca no período, enquanto outras partes do Norte, como o centro do Amazonas, ainda enfrentam estiagem.

De forma geral, o Monitor de Secas apontou que a situação no Norte e no Centro-Oeste do país melhorou entre fevereiro e março de 2025. No entanto, o cenário é oposto no Nordeste, Sudeste e Sul, onde houve avanço e agravamento da seca.

Segundo o relatório da ANA, o fenômeno foi agravado em estados como Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. Já no Sul, a estiagem passou de fraca para grave em algumas áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O levantamento também mostra que Acre, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins apresentaram diminuição da área sob estiagem. Em contrapartida, Bahia, Paraná e Santa Catarina tiveram aumento das áreas afetadas.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O resgate dos corpos foi realizado por equipes do Corpo de Bombeiros por volta das 18h33 do mesmo dia.
Solange saberá da situação do até então amigo e comparecerá ao local para ajudá-lo na mudança.
O vídeo teria sido gravado em Feijó, interior do Acre.
Atualmente, as vagas estão distribuídas em 28 municípios com unidades militares das três forças em 13 estados.
Em nota divulgada pelo Vaticano, o pontífice pede que ambos os países adotem como estratégia “responsabilidade e razão” e alerta que a situação se deteriorou seriamente ao longo dos últimos
As evidências indicam que o animal teria saído da mata às margens do Rio Moa, ambiente natural da espécie.
Como resposta à operação israelense Leão Ascendente, o Irã lançou um exército de drones e mísseis contra o território de Israel.
O caso aconteceu com uma arma 9 milímetros, que foi apreendida.
Não existem mais publicações para exibir.