Israel diz ter assassinado mais de 20 líderes militares do Irã

Como resposta à operação israelense Leão Ascendente, o Irã lançou um exército de drones e mísseis contra o território de Israel.

Os ataques contra o Irã resultaram no assassinato de mais de 20 líderes militares do país, disse o governo de Benjamin Netanyahu. A informação foi divulgada neste sábado (14/6) pelas Forças de Defesa de Israel (FDI).

Ofensiva

Depois de diversas ameaças, Israel lançou o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã. O foco da operação foi o programa nuclear iraniano.

Ao longo da semana, a retórica militar entre os dois países aumentou. Há alguns dias, o governo iraniano afirmou que atacaria Israel caso seu programa nuclear fosse atingido.

O principal objetivo da ação, segundo o governo israelense, é impedir que o Irã consiga construir uma arma nuclear.

Como resposta à operação israelense Leão Ascendente, o Irã lançou um exército de drones e mísseis contra o território de Israel.

Em comunicado, militares afirmaram que a Operação Leão Ascendente eliminou importantes comandantes do Irã, com bombardeios de caças “guiados por informações precisas” de inteligência.

A lista completa dos militares iranianos mortos não foi divulgada pelas FDI. Alguns nomes, contudo, já foram confirmados por Teerã. O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Iranianas, Mohammad Bagheri, e o antigo líder do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), Hossein Salami, estão entre os mortos.

De acordo com a mídia estatal iraniana, ao menos 78 pessoas morreram e mais de 320 ficaram feridas desde que Israel lançou a ofensiva militar contra o país.

Por Metrópoles 

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.