Aparição de pegadas de onça-pintada assusta moradores no Bairro Guarani, em Mâncio Lima

As evidências indicam que o animal teria saído da mata às margens do Rio Moa, ambiente natural da espécie.

Moradores do Bairro Guarani, em Mâncio Lima (AC), estão apreensivos após o surgimento de pegadas de uma onça-pintada em diferentes pontos da região. Os rastros, claramente definidos, foram encontrados às margens do Rio Moa e também em propriedades rurais próximas, levantando o alerta entre a população.

O pescador conhecido como Nir do Morão foi um dos primeiros a notar os sinais da presença do felino. Segundo ele, durante uma ida ao porto do Guarani, percebeu pegadas de grande porte próximas ao curso do igarapé Japiim, seguindo pela margem direita do rio em direção à mata.

Já o produtor rural Valdemir Vasconcelos da Costa, de 70 anos, dono do Sítio Bela Vista, viveu uma situação semelhante. Na madrugada da última terça-feira (3), foi acordado pelos latidos insistentes de seu cachorro, que parecia temer uma área específica do terreno.

“Na manhã seguinte, fui olhar a área e encontrei as pegadas. Na hora percebi que era uma onça-pintada. Já tinha visto rastros parecidos no ano passado, também aqui na minha propriedade”, relatou Valdemir.

As evidências indicam que o animal teria saído da mata às margens do Rio Moa, ambiente natural da espécie. Embora o felino não tenha sido visto, a proximidade com áreas habitadas reacende o debate sobre os limites entre zona urbana e floresta e a necessidade de medidas de prevenção.

Redação Juruá24horas

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.